Semana Santa

Boa Noite amados e amadas filhos de Deus, que o Espírito Santo possa descer sobre nós e os nosso corações nessa noite de quinta-feira, em especial esta Quinta-Feira. Dia em que fazemos memória ao maior tesouro que Cristo nos deixou, e, também, somos convidados a, junto com Ele adentramos o Getsêmani, onde somos convidados a agonizar junto com Jesus. Eu tinha um tema para o texto de hoje, mas Deus acabou de mudar (risos). Falaremos um pouco sobre Semana Santa, o que é ela? Como bem viver a Semana Santa? É bem verdade que devíamos ter publicado esse texto antes do Domingo de Ramos, mas, foi só agora que Deus suscitou isso em meu coração. Não vai ser um texto muito longo, mas vai ter tudo aquilo que nós precisamos saber.
Primeiro precisamos entender o tempo pascal, é o tempo mais importante para toda Igreja Católica, desde a quarta-feira de cinzas, onde iniciamos a quaresma, até o pentecostes, que vem fechando o tempo pascal da nossa igreja. Mas qual o porquê, de essa semana ser a mais importante? É nela que o principal pilar de sustentação de fé da Igreja Católica aconteceu, foram nesses dias que os passos mais importantes foram dados, para que nós pudéssemos estar aqui tudo começa no Domingo de Ramos, quando, Cristo adentra Jerusalém, montado em jumentinho, e é recebido pelo povo. Ali, inicia-se parte do mistério, todos esperavam pelo Messias naquele tempo, esperavam que Ele viesse montado em cavalos, com pompa de Rei, mas, Cristo, deu-nos a principal lição, a da humildade. Cumpriu-se a profecia, Ele entrou na cidade, montado num jumento que nunca foi montado antes, e foi recebido e aclamado por uma grande multidão.  Ali, os sumo-sacerdotes já queriam prendê-lo, mas sabiam que, ante toda aquela multidão seria impossível. Ele foi recebido com os ramos, que representavam naquela época, a vitória.
O domingo de ramos marca o início, recebemos Jesus, aclamamos Ele filho de Davi, e o recebemos em nosso meio como aquelas pessoas o receberam em Jerusalém. Passaram-se alguns dias, e os sumo-sacerdotes, subornam Judas, o Iscariotes, para que ele entregasse a localização de Cristo. E durante essa semana Cristo foi, preparando seus apóstolos, avisando a Eles que o tempo havia chegado, por mais que eles ainda não entendessem o que estava acontecendo. Então veio a quinta feira, a pontual quinta feira. Conhecida para nós na Igreja como o dia do lava-pés, e também, e mais importante ainda, a instituição da Eucaristia, o dia da Santa Ceia. Nesse dia, na Santa Ceia, Cristo lavou os pés de seus discípulos em um gesto de humildade, onde disse ao mundo, que deveria servir, que viemos para ser servos e não para ser servidos. Passado isso, no momento da consagração Ele institui a Eucaristia. Qual a importância disso para nós ? Ali, Cristo transformou o Pão e Vinho em seu Corpo e Sangue e nos disse que, ao comungarmos Dele, Ele estaria em nós. E isso se renova em todas as missas, quando o sacerdote ergue o Pão e o Vinho, o mistério acontece, e a Santa Ceia se repete no meio de nós. Com a memória da Ceia, memoramos também, e vivemos ele, o sacrifício.
Na Sexta Feira da Paixão, é o único dia do ano em que não tem missa em lugar nenhum do mundo. Acontece a exaltação e o beijo da Santa Cruz. Vivemos aquela tarde, onde Cristo foi crucificado por nós e por nossos pecados, e morto. Nesse dia meus irmão, nessa semana na verdade, é semana de sofrimento, é indicado que nós evitemos barulho, festas, que possamos nos recolher em luto pelo Senhor que está morto. No sábado, popular sábado de Aleluia, a noite, celebramos a ressurreição do Senhor, a Igreja festeja a vitória sobre a morte, e a nós a vida eterna. E no domingo a páscoa.

Boa semana santa todos, Deus abençoe.

Agenor Ferraz - Minions Católicos

Comentários