A importância do louvor: o necessário prostrar-se diante de Deus

“Louvai o Senhor, porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia” (Sl 106: 1)

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo e o amor de Maria. Mais uma vez, em minhas orações, o Senhor me inquieta sobre a importância do louvor. E esta semana, Deus falou fortemente ao meu coração da necessidade do louvor. Do quanto o louvor é uma oração que alegra o coração de Deus por reconhecermos sua misericórdia em nós. E você? O que mais tem feito? Louvado ou murmurado? Deus quer ouvir a tua ação de graças neste dia, assim como o fez o salmista ao entoar o canto “Louvai o Senhor, porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia” (Sl 106: 1).
O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus! Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele É. Participa da bem-aventurança dos corações puros que o amam na fé antes de o verem na Glória. Por ela, o Espírito se associa ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus, dando testemunho ao Filho único, em quem somos adotados e por quem glorificamos o Pai (CIC, 2639).
O louvor a Deus brota em nós a partir do momento em que nos permitimos conhecê-Lo. Este conhecimento é construído a partir de uma intimidade com Deus por meio de uma vida de oração. “Assim, o louvor é a expressão primeira e necessária de todo aquele que crê e que ama a Deus” (Professor Felipe Aquino).
O salmo 150, o último dos salmos, expressa verdadeiramente a necessidade e a importância do louvor a Deus: Louvai o Senhor em seu santuário,
Louvai em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas. Louvai-o por sua majestade infinita. Louvai-o ao som da trombeta. Louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpano e danças. Louvai-o com a harpa e a flauta. Louvai-o com símbolos sonoros. Louvai-o com símbolos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor” (Sl 150: 1-5).
Quando o salmista exclama “Tudo o que respira louve o Senhor” (Sl 150: 5) ele demonstra o quanto precisamos louvar a Deus não somente com palavras. É muito importante que entoemos louvor a Deus com as nossas palavras, mas é imprescindível que o louvemos com a nossa vida. Que a nossa vida possa ser um eterno agradecimento pelas misericórdias do Senhor em nós, na certeza que, “a cada manhã, Tuas misericórdias, se Renovam em mim” (Mais e Mais louvor – Comunidade Católica Shalom).
Corroboram com esta necessidade do louvor a partir das nossas atitudes cotidianas as palavras de Santo Agostinho: “Tudo o que fizeres, faze-o bem e terás louvado a Deus”. Uma das maiores expressões de louvor a Deus em palavras e, principalmente, com a vida é da Santíssima Virgem Maria. O Magnificat expressa a busca de Maria por manifestar o seu louvor: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus, meu Salvador” (Lc 1: 46-47). Em outras palavras, significa dizer que, Maria glorifica a Deus por sua misericórdia para com ela, ao tê-la escolhido para ser a Mãe do Salvador.
Portanto, peçamos a nossa Mãe que nos ensine a rendermos o nosso maior louvor a Deus. A louvá-Lo com a nossa vida. Que Maria, àquela que soube guardar suas angústias, inquietações e tribulações no silêncio do coração, nos ensine a também silenciarmos o nosso coração; pois a ausência de murmuração também se configura enquanto um louvor. Por isso, te pedimos Mãe, ensina-nos a louvarmos a Deus, a aprendermos que “Deus não precisa do nosso louvor, nós é que precisamos louvá-Lo, a fim de fazermos comunhão com Ele, e nos enriquecermos dos seus dons” (Professor Felipe Aquino).

Sei que a cada manhã
Tuas misericórdias se
Renovam em mim

Aonde eu irei, Senhor
Se só em ti eu encontrei
O caminho, a verdade
E a vida

Sustenta-me com teu Amor.
E assim pra
Sempre eu viverei
Para o teu louvor

Te louvarei, de todo
O coração, senhor
Te exaltarei, és digno
De mais e mais
Louvor, louvor
(Mais e Mais Louvor - Comunidade Católica Shalom)


(Manuela Evangelista – Minions Católicos)

Comentários