Evangelho - Jo 13,16-20

Bom dia! Hoje na primeira leitura da liturgia em Atos dos Apóstolos nos traz o dia em que como missionários de Cristo os apóstolos se deslocaram de sua cidade até outra, assim entendemos para evangelizar; isso no dia de sábado, o dia santo dos Judeus. Ao entrarem em uma sinagoga que estava em reunião eles são convidados pelos chefes de lá a ter a palavra e falar para o povo que os ouvia. Então Paulo tomou a palavra e começou a pregar.
A leitura hoje nos ensina que devemos ir a missão sem medo, mesmo que os dias não sejam favoráveis, pois Deus nos abre os caminhos. Paulo vem nos ensinar que, não importa a ocasião, se formos chamados a falar de Deus e suas coisas, não percamos a chance, porque talvez não exista outra. Muitas pessoas que ali vão estar ouvindo pode ser a primeira ou até mesmo a única vez que vão ouvir a palavra de Deus.
No último versículo (25) Paulo cita uma fala do apóstolo João já no fim de sua missão: “Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias”.  João, em todo momento de sua vida, anunciou a vinda de Jesus, e não se achava digno nem de desamarrar as sandálias do Filho de Deus. E nós? Pobres pecadores tão indignos mais ainda de nos aproximar de Jesus e desamarrar as sandálias d’Ele. Como disse João, nós não somos quem pensamos ser, já parou para pensar nisso, top? Nós não somos tudo isso que achamos que somos, mas também, não somos tão miseráveis como muitas vezes achamos que somos. Deus nos ama do nosso jeitinho, essa é a certeza que temos. O que pode ser feito é tentar melhorar as nossas ações e ter uma vida santa, para que não somente sejamos dignos de desamarrar as sandálias de Jesus, como ser dignos de conhece-lo!
O Salmo é como se fosse Deus que o cantasse para nós, dizendo-nos que cuidará de seus filhos e que seu amor é garantido para sempre, e que depois de vermos todo esse amor que nos é dado, iremos glorificar o nosso Deus. Eternamente! Porque é sempre assim, se comportarmo-nos como Filhos de Deus, Ele nos tratará como mais que filhos, tesouros preciosíssimos d’Ele.
No santo evangelho, Jesus depois de lavar os pés dos discípulos diz alguns ensinamentos; Ele nos ensina e nos convida a refletir que não somos melhores que nossos irmãos, não importa o cargo ou situação social que eles tenham. Não somos melhores nem piores, somos iguais.
Mas o Senhor diz ainda que conhece todos aqueles que Ele escolheu. Ou seja, todo nós, Ele conhece todo mundo mais do que cada um conhece a si mesmo. Por mais que alguém tenha algo a esconder, pode até conseguir esconder das pessoas, mas a Deus esse alguém não consegue enganar pois o próprio Jesus disse: “Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados” (Lc 12,7). Jesus nos conhece por inteiro. E sim, Ele nos escolheu para a vida e como sabemos a vida é um dom de Deus; devemos cuidar dela, não sujar nosso corpo e ne nossa alma com o pecado, porque o pecado é pior que a pior de todas as doenças que possa existir. É preciso ter cuidado, top’s, pois o pecado bate sempre na nossa porta, janela, qualquer “brecha” que ele tente nos alcançar. É necessário vigiar e orar (cf. Mt 26, 41), não se pode vacilar, o inimigo nos tenta de várias formas, mas é preciso a persistência nos valores da nossa fé Cristã.
E para finalizar, Jesus diz que quem recebe a quem Ele enviar estará recebendo a Ele próprio. Mais uma vez chegamos no ponto da evangelização, da missão de sermos igreja e levar Jesus a toda criatura (Mc 16,15), quando falo sobre evangelização não somente é aquela primeira imagem que vem a cabeça sobre viagens e etc., Mas também aquela evangelização que vem de casa, de pai e mãe, da família, amigos, pregadores, religiosos, padres, todas aquelas pessoas que Deus usa para nos ensinar as coisas que devemos saber. As vezes um conselho de um amigo cristão, vale mais até do que mil sermões. E se você recebe esse conselho, essa palavra e ou sermão, e aceita ela para sua vida, você está aceitando a pessoa de Jesus, está abrindo a porta para que Ele possa entrar e fazer morada na sua vida.
Que todos nós sejamos abertos a Boa Nova que é Jesus Cristo, que Ele reine em nossas vidas! Amém.
Um ótimo dia! Deus abençoe.


(Núbia Ribeiro – Minions Católicos)

Comentários