Evangelho - Jo 6,30-35

Olá! Bom dia! A paz de Jesus e o amor da Santíssima Virgem Maria estejam com vocês durante todo esse dia. Vamos alimentar nosso espirito com a palavra de Deus? Pois essa deve ser uma das nossas primeiras atitudes como Cristãos ao acordar, escutar com o coração dócil a voz de Deus e deixar que Ele conduza todo nosso dia.
Hoje o Senhor nos apresenta na primeira Leitura uma exortação por meio de Estevão, estava ele falando ao povo e aos doutores da lei que é um fato bem curioso, pois os doutores da lei eram considerados pessoas sábias da palavra de Deus e Estevão pelo Espirito Santo os exorta dizendo “Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resistis ao Espirito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! ”. Olhem só que forte a exortação, assim como os vossos pais resistiram ao espirito Santo assim são vós. Resistir ao Espirito Santo é resistir ao próprio Deus, é renegar a graça de Deus e deixar de ser guiado por Ele. Quantas vezes nós somos cheios de orgulho e prepotência e resistimos ao Espirito Santo? Pode ser que hoje essa exortação já não é mais para aquele povo, mas para cada um de nós que mesmo em uma época que tanto se fala em avivamento no Espirito Santo mais pouco se vive realmente esse Espirito Santo porque o coração se encontra insensível e se acha dono de si mesmo.
 Ao ouvirem tal exortação o povo e os doutores da lei se enfureciam, ora Estevão estava falando de coisas que estavam em seu coração talvez eles vivessem uma religião de aparência, mas dentro deles estavam como terra seca sem a presença do Espirito Santo. E mais uma vez de coloque no lugar, quantas vezes ficamos enfurecidos até com o próprio Deus quando ele nos exorta? Ou quando mostra nosso pecado? Às vezes vivemos apenas de aparências e esquecemos que Deus olha nosso coração e quando ele nos exorta não é para nos entristecer ou ficar enfurecidos, mas que a gente amadurece na fé e mude nossas atitudes para que um dia possamos ver a glória de Deus.
Vejam, meus irmãos! O Espirito Santo só age naqueles que realmente estão abertos, pois assim como Deus (se fazem apenas um pela trindade), o Espirito só age naqueles que lhe dão a permissão de está presente e uma questão muito importante que São Luís Grignion de Montfort vem trazer no Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria é que onde o Espirito Santo está a Virgem Maria também está, pois assim como no cenáculo a Virgem Maria estava presente é necessário que para acontecer o pentecoste nas nossas vidas é necessário que a Virgem Maria também esteja presente.
E no fim de sua exortação Estevão é apedrejado pelo povo e pelos doutores da lei, por apenas falar o que o Espirito Santo Soprava e lhe conduzia, mas antes de ser apedrejado Estevão viu a glória de Deus e Jesus, de pé, á direita de Deus. Percebam a importância de sempre dizer a verdade e principalmente está dócil a voz do Espirito Santo, pois aquele que obedece aos pedidos de Deus tem a força do Espirito Santo para anunciar ao mundo e para ter a coragem de dar a vida pela salvação das almas. Estevão esteve firme no que o Espirito Santo lhe pedia para dizer àquele povo, mesmo sabendo das consequências que aquilo poderia ter.
O salmo responsorial de hoje nos traz como resposta “Em Vossas mãos, Senhor, entrego o meu espirito”. Isso te lembra de algo? Exatamente, uma das sete frases de Jesus na cruz, quando Ele deu sua vida até a sua ultima gota de sangue para nos salvar. Essa resposta faz relação com a morte de Estevão quando foi apedrejado, ele deu sua vida para anunciar o Espirito Santo a aquelas pessoas e com a confiança que Deus estava sempre com ele até mesmo quando foi apedrejado. E no decorrer do salmo ele vem nos trazer uma confiança no Senhor e nos seus desígnios “sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me”.
No Evangelho a multidão pede um sinal para crê em Jesus assim como Moisés deu o maná no deserto e Jesus responde a eles dizendo: “É meu pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. A multidão ainda precisava de grandes sinais para acreditar em Jesus, a fé delas era baseada apenas no ver e Jesus nos mostra que não é os grandes sinais ou o pão que alimenta a carne, mas é aquele que dá vida ao mundo que é a Eucaristia.  A Eucaristia é o pão descido do céu e dá vida ao mundo, pois não alimenta a carne mais o espirito é Jesus o verdadeiro pão da vida, o pão da verdadeira saciedade e Deus nos concede isso por meio de Jesus ter a verdadeira vida.
Já parou para pensar quantas oportunidades o Senhor nos dá para comer desde pão e simplesmente não damos conta da tamanha graça que é receber a eucaristia? Ou talvez só façamos receber sem ter essa certeza e mentalidade que ali é o verdadeiro pão, não só pão mais o corpo e o Sangue de Cristo?
Sejamos dóceis ao Espirito Santo assim como a Santíssima Virgem Maria foi e peçam ajuda para conseguir tal graça de serem verdadeiramente templos do Espirito Santo e com esse templo cheio levar as pessoas a alegria de ser de Deus porque só podemos levar essa alegria com a presença do Espirito Santo se lançar nos caminhos sem medo e se necessário doar sua vida pelo anuncio do evangelho, ser mártir pelo evangelho. Coloque sua confiança no Senhor, pois Ele nunca irá lhe abandonar e Ele se faz presente dentro de você. Desde que você permita, pois cada um tem o livre arbítrio.
Já dizia Santa Catarina de Sena: “Jovens, se fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo”. Não tenham medo de dar sua vida assim como Estevão deu, pois a força e a Coragem do Espirito Santo residem em você e se alimentem sempre do Pão da vida que é a Eucaristia ela é seu maior bem e o seu Sustento para não desistir na caminhada.
“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6, 35)
Tenham um santo dia com a força do Espirito Santo. Deus abençoe!


(Thawana Mello – Minions Católicos)

Comentários