Maria e o mês de maio

Boa Tarde! Que esse mês que está iniciando seja cheio do Espirito Santo de Deus.
Sabemos que o mês de Maio é considerado o mês de Maria, das rosas, das noivas, é considero por muito um dos meses mais lindo do ano. Várias pessoas da igreja fazem ou renova algumas promessas nesse mês, participam de peregrinações a santuários marianos, fazem orações especiais a Maria e lhe oferecem presentes, tanto espirituais quanto materiais, outros usam roupas com cores brancas ou azuis em forma de alguma graça ou milagre que conseguiu através de Maria.
Muitas pessoas, até mesmo de dentro da igreja não sabe ou nunca pesquisaram o porquê de o Mês de maio ter esses significados, pesquisando sobre o significado do mês de maio, encontrei um texto do cardeal John Henry Newman que destaca varias razões o porque do mês de maio ser considerado o mês das mães, das rosas, das noivas:
·                    "A primeira razão é porque é o tempo em que a terra faz surgir a terna folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera", escreve de um país do hemisfério norte.
·                    "Porque os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde – acrescenta. Porque semelhante alegria e júbilo externo da natureza são os melhores acompanhantes da nossa devoção Àquela que é a Rosa Mística e a Casa de Deus."
·                    "Ninguém pode negar que este seja pelo menos o mês da promessa e da esperança – continua. Ainda que o tempo não seja favorável, é o mês que dá início e é prelúdio do verão."
Como o mês de maio a Igreja nos convida a refletir sobre Maria e sobre as mulheres que Deus enviou na terra para cuidar de cada um de nós, para muitos, maio é o mês mais bonito, como Maria é a mulher mais bela; o mês mais florido.  Todos os dias devemos honrar nossas mães, mas como esse mês é dedicado para mães, devemos duplicar nosso carinho e atenção por nossas mães, quando nós tratamos elas mal, entristecemos o coração de Maria e Deus, pois nossos pais são modelos d’Eles aqui na terra. Devemos honrar nossas mães, dando carinho, amor, atenção e o mais importante orar e aproximar elas todos os dias do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Padre Evaristo Debiasi em uma pregação, destaca que no mês de maio somos convidados a descobrir a riqueza do feminino, da mulher no Plano de Deus, em nossa vida, na vida da Igreja, Ele afirma que Maria não é apenas a Mãe de um grande homem, nem do maior dos profetas, mas a Mãe do Filho de Deus, do nosso único Salvador e Redentor. Ela gerou e educou Jesus. Acompanhou seu Filho amado ao longo da vida, da gestação até sua morte e ressurreição. Foi o próprio Cristo quem a entregou como a Mãe de toda a humanidade ao pé da cruz nos momentos finais de sua vida. Sem dúvida, Maria se encontra no coração de Deus Pai, no coração e na vida de Jesus, no coração da Igreja e dos povos.
Ele ressalta também que a presença de Maria na Igreja e na humanidade é conhecida, pois como sabemos, Maria apareceu em Lourdes, para pedir conversão, apareceu em Fátima, no México ela aparece para interceder a favor dos índios, e em Aparecida, ela pede para reconhecermos os negros como iguais a todos.  Deus nos chamou à vida através de nossos pais e  nos criou “a sua imagem e semelhança”, como homens e mulheres, como família. Em nossa vocação humana e divina, Maria é o feminino de Deus em nosso caminho para a eternidade. Deus é Pai com coração de Mãe, onde Maria aparece como “o rosto materno de Deus” a favor da humanidade.”
No texto do Padre, percebemos que Maria aparece de varias formas e com vários nomes diferentes, porém sua missão é igual, interceder por cada um e seus nós. É igual nossas mães aqui na terra, todos nós temos mães diferente, mais com a mesma missão, cuidar e educar o filho.
Um dia tive uma experiência linda com Maria. Eu era uma pessoa que não tinha muito amor pela mãe de Deus, sempre fui muito católica, mas nunca sentia aquele afeto por ela. Certo dia eu participei de um acampamento, e quando foi no sábado teve um momento muito lindo com Maria, ninguém sabia que eu não sentia esse afeto por ela, tinha mudado de cidade e estava sentido muito a falta da minha mãe. Pediram para a gente fechar nossos olhos, eu pensava que não iria sentir nada naquele momento do encontro, pelo motivo que eu citei a cima. Chegou uma mulher para mim dizendo que sabia que eu sentia muita falta da mãe, e que eu não me entregava inteiramente para Maria, ela disse também que Maria estava ali, de braços abertos querendo me abraçar, querendo preencher a saudade que eu estava sentido da minha Mae. Eu senti Ela perto de mim, eu chorava tanto, desde daquele dia eu aprendi amar Maria, aceitei Ela como minha Mae.
Maria é igual Jesus, ela é educada, ela só vai entrar na sua vida se você permitir, porém mesmo você não permitindo ela te ama incondicionalmente. Que neste Maio passamos refletir o grande valor de Maria e das nossas mães que Deus enviou para cuidar de nós aqui na terra. Que passamos também rezar por aquelas mães, que são mães, mas não conhece o verdadeiro significado da palavra mãe. Que Maria Santíssima esteja sempre guiando nossos passos para junto de Jesus.


(Anny Caroline Oliveira – Minions Católicos)

Comentários