Maria e a serpente

“Enche-te de segurança: nós temos por Mãe a Mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria, Rainha do Céu e do Mundo.” (São Josemaría Escrivá)

Boa tarde, irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como têm passado? Hoje em nosso texto falaremos sobre uma promessa de Deus para nós! Para isso, escolhi uma imagem de Nossa Senhora da qual que gosto muito, que é Nossa Senhora das Graças. Peço que você olhe com atenção a imagem a cima e a observe.
Notou que Nossa Senhora está pisando na cabeça de uma serpente? Então guarda essa informação aí, já já voltaremos a esta informação.
Agora, peço que leia comigo um versículo do Livro do Gênesis: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3, 15). Pois bem, é daqui que partirmos. Essa foi uma promessa de Deus para conosco. O Padre Rodrigo Maria nos explica que tal passagem nos faz ver que estamos numa batalha espiritual e que Deus confia à mulher e à sua descendência a missão de esmagar a cabeça do inimigo, e ainda nos diz que este procurará sempre armar-lhes ciladas.
Agora, quem é esta mulher? Qual a sua descendência? O Professor Felipe Aquino nos conta que em duas passagens na Bíblia, Jesus chama Maria de “mulher”, que foram em Caná da Galileia ( Jo 2,4) e quando já estava na cruz (Jo 19, 26). Quando Jesus chama sua mãe dessa forma foi para nos indicar que a “mulher” descrita lá no início de tudo, era simplesmente Maria, sua mãe!
Voltando a imagem de Nossa Senhora das Graças, onde ela está pisando na cabeça da serpente, essa representação simboliza o demônio sendo vencido por Maria, pura e obediente. O site Cruz Terra Santa nos diz que quando Maria disse “sim” a Deus e deu a luz a Jesus, Ela esmagou a cabeça da serpente. O site ainda completa dizendo que quando nos aproximamos mais de Nossa Senhora com sinceridade no coração, vencemos as tentações do inimigo e nos aproximamos ainda mais de Deus.
Ainda complementando nossa meditação sobre a passagem de Gênesis citada logo no início, lembremos que nos foi Nossa Senhora nos foi dada como Mãe pelo próprio Jesus, portanto, somos sua descendência. “Vigiai e orai” nos disse Jesus, o inimigo está à espreita, pronto para dar o bote. Ele se esconde assim como a cobra se esconde no mato, esperando o momento certo de atacar, por isso, que não deixemos brechas e espaço para seu ataque.
Quando chegar a hora da tentação, rogue, peça, chame por Nossa Senhora, Ela estará lá! Nunca duvide disso, nunca duvide de sua Mãe Santíssima!
Convido você a rezar e meditar comigo a oração da Salve Rainha, observe que pedimos ajuda à Ela e com total certeza que carrego no meu coração, Ela não deixará você e nem eu desamparados!

Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente ! ó piedosa ! ó doce sempre Virgem Maria!
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
            

Comentários