Dogmas sobre O Papa e a Igreja - Parte 1




O Pescador de homens... Que Nunca tirou a mão do leme da Igreja”



Dia de São Pedro é dia do PAPA. Em 29 de junho, celebramos o dia de São Pedro e São Paulo, as colunas da Igreja (Gl 2,9). Mas nesse dia especial da Igreja é também celebrado o dia do Papa, o dia do Pontificado.

É muito importante que nós Católicos Romanos compreendermos e assumirmos a missão que o Papado tem como pastoreio de toda nossa Igreja e sua relação direta com São Pedro. E isso é um Dogma muito esclarecido e assumido pela nossa Igreja. Dessa forma o Bispo de Roma “sob o anel do pescador”1 é Um entre os “pescadores de homens”2 e é reconhecido pelos seus próprios pares com Primazia, ou seja o primeiro entre eles.

Fato que o Papa Emérito Bento XV3 nos ensina que essa Primazia, ou seja, essa precedência e prioridade que vem da escolha de Pedro por Cristo e do reconhecimento dos Apóstolos: “Primeiro, Simão, chamado Pedro”. Com esta significativa acentuação da primazia de Simão Pedro, São Mateus (10:2) introduz no seu Evangelho a lista dos Doze Apóstolos, que também nos outros dois Evangelhos sinópticos e nos Atos dos Apóstolos inicia com o nome de Simão” (Deem uma Conferida Mc 3, 16; Lc 6, 14; At 1, 13)4.

Vemos assim que Cristo chama Pedro a ser seu primeiro apóstolo (Mt 4, 18-19) e, esse fato é respeitado e seguido pelos outros Apóstolos e Evangelistas. Que com razão vão elencá-lo primeiro entre os Doze e também será muitas vezes ele quem falava pelos outros apóstolos5. Tanto que Pedro é o Apóstolo mais citado nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos – mais de 150 vezes. E é chamado de Cefas (a pedra) por pelo menos oito vezes nas cartas de São Paulo6.

Na bela passagem chamada Confissão de São Pedro (Mateus 16:13)7, onde o apóstolo reconhece em Cristo o Messias, O Senhor lhe concede a Chave e a Edificação da Igreja. E por isso ele é o “ancião que exorta outros anciões8 e o “guardião da fé verdadeira contra ensinamentos falsos e interpretações erradas9. E quando Pedro juntamente com Paulo fundam a Igreja de Roma – a 1ª do Ocidente – e inauguraram a Sucessão dos Apóstolos10

Vale ressaltar que Pedro assim como vários de seus sucessores dos primeiros séculos cristãos, mesmo sendo de várias regiões diferentes: Palestina, Grécia, Síria e África, todos foram considerados romanos, pois todas essas terras faziam parte do Império Romano. 

E isso nos é muito interessante! Pensem, pois, ao saber que Pedro junto com Paulo fundam a Igreja de Roma – hoje a nossa Santa Sé. Pedro assumi dois atributos que são só dele e que nenhum outro Apóstolo ou Discípulo têm, somente Pedro é um dos dois fundadores da Sé Apostólica Romana e que é um dos doze discípulos originais que foram chamados Por Cristo, compartilhou com ele seus momentos (inclusive nos mais Íntimos11) até o momento da Ressurreição do Senhor!

Assim a nossa Igreja Católica fundamentada no testemunho do Novo Testamento, nos ensina o Dogma: “que o Bispo de Roma é Sucessor de Pedro no seu serviço primacial na Igreja universal”12 . E esta sucessão explica a primazia e a autoridade da Igreja de Roma13 “enriquecida pela pregação e o martírio de São Paulo”14.

E por esse fato Pedro não é substituído por outro Papa. Os Papas SUCEDEM a Pedro dando continuidade ao seu ministério prosseguindo com ministério Petrino de pastorear a Igreja e os Fiéis15. Papado é diferente de toda forma de governo em quaisquer sociedades e muito menos é um título de honra. Para compreender melhor, basta pensar que o Papa não é como um Presidente ou um Prefeito, que ao ser eleito ou colocado no cargo, na maioria das vezes tenta substituir seu antecessor em tudo, inclusive desfazendo e revogando leis que o anterior fez! 

Logo o ministério de Pedro “vive, preside, e ajuíza em seus sucessores, os bispos da Santa Sé Romana”16. Consequentemente todo Papa recebe o primado de Pedro sobre toda a Igreja pela instituição de Cristo. Por isso quando vemos um Papa devemos crer que “a pedra incontestável nunca tirou a mão do leme da Igreja”17

Tanto que dois Papas que tinham por “Pedro” como o seu nome de Batismo, mudam para outro nome18, por respeito ao chefe dos Apóstolos pilar da fé e da fundação da Igreja Católica. E pelos ensinamentos da Igreja e em especial de São Leão Magno, todos são sucessores de Pedro até hoje e, para sempre!

Que os anjos vos zelem !

                                              Derlei Andriotta - (Minions Católicos) 



1  Símbolo direto de identidade papal, utilizada por todos os Papas. Alguns Papas como o Venerável PIO II em seus documentos faz questão de enfatizar que aquele escrito é redigido sobre o anel do pescador, ou seja o anel de São Pedro.

2  (Matheus 4:19)

3  (Joseph Ratzinger), ainda quando exercia a função de Cardial Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé.

4  ____ O Primado Do Sucessor De Pedro No Mistério Da Igreja, Congregação para Doutrina da Santa Fé.

5  Vale ver Mc 8,9; Mt 18,21; Lc 12,41; Jo 6, 67-69)

6  (MCBRIEN) Os Papas

7  Conferir também: Mc 8:27 e Lc 9:18.

8  (1Pd 5,1)

9  (2Pd 1,20 e 2Pd 3, 15-16)

10  (São Irineu de Lião) Contra as Heresia Livro III 3.2 – 3.3 – Editora Paulus (versão)

11  Com a filha de Jairo (Mc 5,37), na Transfiguração (Mc 9,2), na Despedida de Jesus (Mc 13,3), No Getsêmani (Mc 14:13), nessas passagens Pedro pode estar acompanhado de Thiago e João, mas enquanto Jesus era Julgado, somente Pedro estava no Pátio (Mc 14, 66 – 72)

12  (RATZINGER) O Primado Do Sucessor De Pedro No Mistério Da Igreja, Congregação para Doutrina da Santa Fé. Vale conferir o Catecismo da Igreja Católica §882

13  (São Irineu de Lião) Contra as Heresia Livro III 3.2 – 3.3 – Editora Paulus (versão)

14  (RATZINGER) O Primado Do Sucessor De Pedro No Mistério Da Igreja, Congregação para Doutrina da Santa Fé.

15  (Pastor Aeternus) Constituição Dogmática.

16  Idem

17  (São Leão Magno) Sermões.

18  Casos de João XIV, eleito em 983 e de Sérgio IV, eleito em 1009 – segundo o Anuário Pontifício

Comentários