Sagrado Coração de Jesus


“O maior testemunho de amor que podemos dar ao Sagrado Coração e a melhor reparação que lhe podemos oferecer é unirmo-nos a Ele, muitas vezes, pela comunhão sacramental e desejarmos ardentemente essa união pela comunhão espiritual” (Santa Margarida Maria Alacoque)
Boa tarde irmãos e irmãs! A paz de Cristo, o amor de Maria e o fogo do Espírito Santo! Hoje, 8 dias após celebrarmos o Corpus Christi, comemoramos a festa do Sagrado Coração de Jesus. Festa que foi pedida pelo próprio Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.
Segundo o site Aletéia, já haviam referências sobre o Sagrado Coração de Jesus em dois grandes acontecimentos no Evangelho: quando, na última ceia, São João, o discipulo amado, encosta a cabeça em Jesus, o que nos mostra o consolo pela dor na véspera da sua morte, e na cruz, quando o soldado abre o lado de Jesus com uma lança, sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
O Profº Felipe Aquino, no site Cleófas, nos conta que no século XVI havia uma heresia chamada Jansenismo, de Jansen, que pregava um cristianismo triste, onde poucas pessoas podiam se salvar, que estas já eram predestinadas a salvação, não havia esperança. Foi então que, em 1675, ninguém menos do que o próprio Jesus apareceu a Santa Margarida Maria de Alacoque. À ela, Ele contou sobre sua misericórdia, contradizendo a heresia que estava sendo pregada. Segundo o site Aletéia, Jesus lhe disse:
"Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…
Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.
E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada."
Eis que Santa Margarida Maria de Alacoque fez o que Jesus lhe pediu: propagou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus! Ela foi incompreendida e até perseguida, mas encontrou o jesuíta São Cláudio La Colombière, ele a ajudou dando orientação segura e fazendo com que sua mensagem fosse vista com outros olhos.
O Profº Felipe Aquino nos explica em um vídeo que, o ato da devoção ao Sagrado Coração a Jesus e a participação das missas e a comunhão nas primeiras sextas-feiras de nove meses, age, como o próprio Jesus explicou, como um ato de reparação de desagravo ao seu Coração, que tem sofrido com tanta imoralidade.
A Santa Margarida Maria Alacoque Jesus fez 12 promessas pela devoção ao seu Sagrado Coração. Estas estão disponíveis no site Cleófas, e as coloco abaixo para vocês:
1. Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2. Eu farei reinar a paz em suas famílias.
3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.
5. Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.
6. Os pecadores encontrão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.
7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.
9. Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada.
10. Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados.
12. No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta feira de nove meses seguidos.
Infelizmente, temos acompanhado alguns atos de desrespeito, ódio, contra Jesus ocorrentes no nosso país. Tudo isso fere a Jesus, pois Ele não recusou-se de sofrer por nós, por nossos pecados. Devemos dar a Ele o nosso maior respeito, carinho, amor, fidelidade.

(Amanda Batista – Minions Católicos)

Comentários