Evangelho - Jo 1,45-51

“Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! ” (Jo 1,49)

Bom dia, irmãos!! Hoje, a Igreja comemora a memória de São Bartolomeu, e o nosso evangelho de hoje vai justamente falar sobre a conversão deste homem. Mas, antes de falarmos do evangelho, vamos ver o que Deus quer falar para nós através da primeira leitura e do salmo de hoje?
Acredito que vocês já devem ter reparado que o livro do Apocalipse é repleto de simbologia, mas a passagem de hoje nos fala sobre a Igreja de Jesus Cristo: "Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro" (Apocalipse 21, 9). A visualização de São João descreve e exalta a beleza da Igreja, que tem como seu fundamento os doze apóstolos. São Paulo nos diz que os santos são “edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos profetas, tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus” (Efésios 2, 20). Jesus é a nossa meta de santidade, de amor, de entrega, e é através dos testemunhos de vida, testemunho de adesão a proposta do evangelho desses doze apóstolos que nós devemos ter como base para uma profunda obediência a nossa Igreja Católica Apostólica Romana.
A resposta do salmo de hoje é: “Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso” (Salmo 144). Jesus, lá no evangelho de São João diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos” (João 15, 15). Nós somos os amigos do Senhor, nós fazemos parte do corpo místico e devemos anunciar o reino de Deus, nós devemos levar a boa nova para o mundo.
Como eu dizia no começo do texto, o evangelho de hoje relata a conversão de São Bartolomeu. Certamente você não encontrou esse nome lá no texto, pois seu nome era Natanael. Natanael estava cheio de preconceito e duvidou de Felipe quando ele falou sobre Jesus, mas quando Natanael se encontrou com Jesus e viu que Jesus o conhecia, passou a crer que Ele era realmente o filho de Deus.
Quantas vezes nos encontramos como Natanael? Muitas vezes somos tomados pelo preconceito e pela incredulidade e perdemos a oportunidade de ter uma experiência profunda com Jesus. Pode não parecer, mas Jesus nos conhece profundamente, Ele também nos vê embaixo das figueiras, sabe tudo o que nos acontece e todos os desejos do nosso coração. É necessário que confiemos no seu chamado de segui-Lo!
Precisamos ser, assim como os doze apóstolos foram, testemunhos autênticos do Evangelho, testemunhos de fidelidade e permanência!
Deus nos abençoe!

“Eu descobri a alegria de estar e somente estar
De nada pedir e só descansar
Na Tua Presença, Senhor
Eu descobri a alegria de ser muito mais que ter
De tudo perder pra tudo ganhar
É a Tua Presença, Senhor
Eu abro mão de tudo
Só pra ter a Ti
Esqueço o meu futuro
Só pra te seguir
A Tua Graça me basta e é melhor do que a vida
A Tua Graça me basta e é melhor do que o pecado”
(Abro mão – Colo de Deus)


(Mariana Neves – Minions Católicos)

Comentários