Evangelho - Mt 19,3-12


A paz de Jesus e o amor de Maria, queridos!
Nesta semana da família pudemos ver belas reflexões sobre a vocação Matrimônio aqui no blog, graças a Deus!
Se pararmos para observar podemos ver que a grande maioria das pessoas é vocacionada ao matrimônio, talvez por isso essa bela vocação se torna um pouco esquecida e “banalizada”, mas não deve ser assim! A vivência plena da vocação nos leva à santidade, seja ela vocação para o sacerdócio, vida religiosa ou matrimônio. Muitas vezes caímos no erro de pensar que a santidade é apenas para os padres e freiras, mas Deus nos diz que a santidade é para cada um de nós. A santidade é uma caminhada, que se constrói a cada dia, mesmo nos gestos mais cotidianos.
No Santo Evangelho de hoje, Jesus é muito direto ao tratar do matrimônio recordando os escritos do livro de Gêneses aos fariseus e complementando com a sua sabedoria: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.Os fariseus questionavam naquele momento sobre o divórcio.
No nosso mundo tão apegado aos valores materiais, os valores familiares estão cada vez mais deturpados. Gastam-se rios de dinheiro em festas luxuosas para em pouco tempo travarem uma disputa perante os tribunais na divisão dos bens. Estamos rodeados de influências negativas, presentes nos filmes, nas músicas que exaltam o adultério tratando da separação com banalidade. Tudo isso forma em nós e nas gerações que vem surgindo um sentimento de que casamentos duradouros e para a vida inteira são coisas do passado, “se der certo deu, se não der não deu e está tudo bem”, mas isso é cruel!
O que Jesus quer nos mostrar é que fomos feitos para o amor, para amar, e como ele nos ama incondicionalmente devemos amar assim também. Pessoas não são descartáveis. Somos todos filhos queridos de Deus e de tal modo devemos ser respeitados. Portanto, é nossa missão bem viver os ensinamentos do Senhor valorizando o outro e entendendo o nosso verdadeiro valor.
Se você já ouviu o seu chamado e sente em seu coração que a sua vocação é o matrimônio, peça à Deus para que lhe dê o entendimento desse dom, para bem vivê-lo. Peça ao Senhor para que cuide dos seus passos e dos passos do seu futuro esposo ou futura esposa, que sejam feitas as trilhas que os levarão aos céus. Desde já reze por aquele que dirá sim junto com você no altar, mesmo sem o conhecer! Consagre o seu futuro amor ao Senhor, pois ele já está aí no mundo, e um dia vocês serão uma só carne! 
Que a Sagrada Família interceda por nós! E que tenhamos um abençoado final de semana!


(Deise Lima – Minions Católicos)

Comentários