Evangelho - Lc 1,26-38

“Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se” (Lc 1,38)

Vamos imaginar uma mulher nos tempos de hoje, independentemente de sua cor, classe social, cultura ou grau de instrução, recebendo a visita de um anjo, e nessa visita ele vem trazer a seguinte mensagem: E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe às o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (
Lucas 1,31-33)
Certamente se encheria de orgulho e vaidade por ter sido escolhida por Deus entre tantas mulheres. Porém, meus queridos irmãos, não foi essa a atitude de Maria, em vez de se encher de orgulho, ela se encheu de humildade, vimos isso na sua resposta: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Quem era ela para ter sido escolhida para cumprir tamanha responsabilidade? O que tinha de diferente comparado as outras mulheres?
Entretanto, jamais deixaria de atender um chamado de Deus, era uma serva obediente.
Nós também somos chamados por Deus para receber Jesus e assim apresenta-lo ao mundo, mas a primeira recomendação do anjo para que isso aconteça, é que nos alegremos, que deixemos de lado toda murmuração, toda desesperança, para que consigamos abrir nossos corações e acolhermos o mistério da Encarnação de Jesus pelo poder do Espírito Santo.
Assim como o anjo falou para Maria: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus”, acontece conosco, pois somos filhos amados de Deus, e o poder de seu amor nos cobre e transforma, onde ocorre o sinal da presença do Menino Jesus em nós.
Mas isso só acontecerá se falarmos o SIM, como fez Maria. Deus só realizará seu projeto em nossa vida, se lhe dermos permissão para isso. Deus nos convida, nos chama, nos atrai, mas Ele só realiza suas obras, a partir do nosso SIM.
A resposta de Maria é uma atitude que devemos seguir, mesmo estando assustada com a visita do anjo enviado por Deus, ela soube escutar e, acima de tudo confiar e obedecer um chamado de Deus, sem questionar. Por fim, assumiu de maneira completamente humilde a condição de ser mãe do Salvador do mundo.

(Maria)
Quem serás tu criatura bela
Que encheu meu quarto com tua luz
O teu olhar me trouxe a paz
Tua presença me refaz

(Anjo)
Eu sou o Anjo Gabriel
Venho em nome do Senhor
Darás a luz ao Salvador
Serás a mãe do Emanuel

(Maria)
Porque teus lábios tremem tanto assim
Porque não tira os seus olhos de mim
(Anjo)
Há tanta graça estar diante de ti
E o céu inteiro espera por teu sim

(Maria)
Não temas doce anjo do Senhor
Escuta o que agora eu vou falar
Sorria e vai ao céu anunciar
Sim eu serei a mãe do Salvador

(Anjo)
Ave Maria, quanta alegria
O céu se encheu de luz
Pois vai nascer Jesus
Santa Maria, Deus escolheu-te bem
Todos os Anjos cantam Amém!

(Maria e o Anjo - Anjos de Resgate)




Que possamos assim como Maria, dizer SIM ao Senhor, deixar que seus projetos sejam realizados em nossas vidas e que façamos a seguinte reflexão: Estou disposto a ouvir e cumprir o que Deus tem escolhido para mim? Consigo ter a humildade de Maria e responder: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra? ”
Que pela intercessão de Maria, estejamos sempre dispostos a dizer o nosso SIM a Deus.

(Adriana Martins – Minions Católicos)

Comentários