Evangelho - Lc 12,8-12

“A vida é uma viagem onde jesus é a estrada, o Espírito Santo é a carga e deus pai, o ponto de chegada” (Autor Desconhecido)

“Quem blasfemar contra o espírito santo não é perdoado”

Blasfemar contra o Espírito Santo, o que seria isso? Na bíblia podemos observar situações em que a pessoa se afasta tanto de Deus, que não consegue mais retornar, e ainda há pessoa que possui o coração tão endurecido que não consegue estar na presença de Deus, ou seja, não sente o poder do Espírito Santo. Onde o Espírito Santo não é aceito, também não existe a obra de Deus.
O Espírito Santo Ele é o nosso defensor, Jesus o deixou quando partiu:
"Se vocês me amam, guardareis os meus mandamentos. "E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar com vocês para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita em vocês e estará convosco."  João 14,15-18
Jesus sabia que os discípulos passariam por diversas provocações quando Ele partisse, por isso o Espírito Santo foi enviado, porém conosco não é diferente, também podemos receber o Espírito Santo, se assim permitirmos.
Escutar o Espírito Santo sussurrando ao nosso ouvido não é impossível, mas precisamos aquietar o nosso coração para ouvi-lo e entende-lo, pois, o Espírito Santo se move em nós.

Quero que valorize o que você tem você é um ser você é
Alguém tão importante para Deus nada de ficar sofrendo
Angústia e dor nesse seu complexo interior dizendo as vezes
Que não é ninguém
Eu venho falar do valor que você tem há.... Eu venho falar
Do valor que você tem
Ele está em você o espírito santo se move em você até com
Gemidos inexprimíveis, inexprimíveis daí você pode então
Perceber que pra ele há algo importante em você por isso
Levante e cante exalte ao senhor

Você tem valor e o espírito santo se move em você
Você tem valor e o espírito santo se move em você....
(O Mover do Espírito - Armando Filho)

 

Lázaro

Assim blasfemar contra o Espírito Santo é se afastar de Deus, se retirar da sua presença, é negar dar testemunho das maravilhas que Deus faz por todos os seus filhos.

Jesus irá nos defender diante do Pai, desde que também façamos o mesmo com ele perante a humanidade, Ele nos diz: Que aceita até que falem mal d’Ele, que serão perdoados, mas não aceita que blasfemem contra o Espírito Santo. É muito importante que tenhamos consciência do que é blasfemar contra o Espírito Santo, pois esse é o único pecado que não tem perdão. "Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno." Marcos 3,28-29. E no Catecismo da igreja católica também podemos encontrar essa afirmação que nos diz: é o único pecado que nos leva para a condenação eterna.
É necessário sabermos que quando negamos o Espírito Santo, estamos negando o Pai que nos criou e seu filho que foi enviado para nos salvar.
O Espírito Santo nos convence do pecado e nos leva ao arrependimento. Mas para que essa salvação aconteça, é necessário que a pessoa se arrependa de coração de seus pecados (João 16,7-8; Atos dos Apóstolos 3:19-20).  No entanto, quem blasfema contra o Espírito Santo não conseguirá ser perdoado pois despreza a convicção do Espírito e o arrependimento. Desprezar o arrependimento é blasfêmia porque insulta Deus, e Deus fez tudo para nos trazer a salvação e assim ficarmos livres do pecado.
“Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: assim será a sua descendência” (Romanos 4,18)
Como vimos na passagem acima que está na primeira leitura de hoje, somos descendência de Abraão, o pai da fé, mas que fé seria essa? A palavra de Deus nos diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17). Abraão ouvia a voz de Deus e as palavras do Senhor eram a base de sua fé. Confiado nas promessas de Deus ele direcionou toda sua vida. À medida que o Senhor falava com ele sua fé era alimentada e mais confiante se tornava.
Meus queridos irmãos, peçamos a Deus está mesma fé vivenciada por Abraão, pois ela nos fortalecerá para sermos instruídos pelo Espírito Santo. AMÉM!

(Adriana Martins – Minions Católicos)



Comentários