ESPECIAL: Virtude da Justiça

Dando continuidade aos nossos textos sobre as virtudes, hoje vamos falar sobre a VIRTUDE DA JUSTIÇA. No parágrafo de número 1807 do catecismo da igreja católica diz que A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A justiça para com Deus chama-se "virtude de religião". Para com os homens, ela nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e a estabelecer nas relações humanas a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum. O homem justo, muitas vezes mencionado nas Escrituras, distingue-se pela correção habitual de seus pensamentos e pela retidão de sua conduta para com o próximo”
Quando cumprimos a vontade de Deus conforme os seus ensinamentos estamos praticando a virtude da justiça, na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que praticaram essa virtude, uma dessas pessoas é Jesus, que morreu por nós na cruz, um ato de amor e justiça.  É o que mais vemos nos dias de hoje as pessoas praticando injustiça com esse ato de amor que Jesus fez com cada um de nós.
Algumas pessoas pensam que a prática da justiça é apenas prender alguém por algum crime, é alguém ser condenado etc., porém podemos praticar essa virtude no nosso dia a dia, como por exemplo, quando estamos no ônibus e damos preferências para idosos, portadores de deficiências, mulheres grávidas, quando devolvemos um troco que foi passado errado, quando não furamos fila nos bancos e restaurantes. Vejo muito as pessoas praticarem o contrário dessas coisas que citei, já ouvi pessoas dizerem “ontem eu cedi meu lugar para um idoso sentar, hoje não vou fazer novamente” algumas pensam que só porque foi justo uma única vez já está praticando a virtude da justiça, mas, estão enganados, todas as virtudes devem ser um hábito algo que praticamos diariamente, por conta disso, devemos praticar a virtude da justiça todos os dias.
No meu ponto de vista, hoje em dia essa virtude infelizmente não está tão presente na vida de certas pessoas, começando pelos nossos governantes que a cada dia que passa comete mais corrupções, usam o dinheiro público para seu uso pessoal, devemos sempre rezar por cada um deles, para que eles tenha discernimento e comecem a praticar a justiça. Já ouvi pessoas dizerem “Mas se até os nossos governantes são injustos, porque eu vou ser justo?” É igual quando uma pessoa diz que vai jogar lixo nas ruas porque já está tudo poluído. Eu reflito se essas pessoas que pensam dessa forma começassem a fazer sua parte já seria uma grande mudança, não devemos deixar de fazer uma coisa boa porque a maioria pratica coisa ruim, ou seja, não devemos deixar de sermos justos, porque alguns são injustos.
No livro de Romanos 1: 17, diz que “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Nesse versículo percebemos a grande importância de praticar essa virtude, pois essa prática nos faz vivenciar a nossa fé, nos faz viver conforme o evangelho de Deus. Deus era um homem justo, e o seu desejo é que cada um de nós pratiquemos essa virtude, que é um grande desafio, assim como as outras.
Se você não tem o hábito de praticar essa virtude, peça a Deus essa graça de começar a vivencia-la, comece observando as coisas em sua volta. Comece a questionar se você está vivendo a justiça de Deus, se você está sendo justo no seu trabalho, na igreja, nas missas, na sua casa e nas ruas. Nunca é tarde para começar a praticar as virtudes de Deus.
Que Deus nos abençoe, e toque no coração de cada pessoa que infelizmente ainda não conhece a virtude da justiça, que o Espírito Santo e Nossa Senhora nos conduza sempre pelo caminho do bem.

São Tomás de Aquino dizia “a justiça é hábito operativo dos justos. É virtude perfeita não em si mesma, mas com relação a outras, é dar a cada um o que lhe convém.

Anny Oliveira – Minions Católicos

Comentários