Ei! Está na hora de ter uma vida verdadeira

“Nunca é tarde demais para se converter. É urgente, É hora!” (Papa Francisco)

Olá, meus irmãos! Salve Maria Santíssima. Hoje vamos conversar sobre algo que você ouve muito, mas vamos unir com o tempo que nossa linda igreja está vivendo que é o Advento. E ai? Já está empolgado (a) para ler o que o Senhor quer lhe mostrar hoje? Pois, hoje iremos conversar sobre CONVERSÃO.
Você já deve ter pensado: Nossa eu estou na igreja há 5 anos, já sei de tudo, sou convertido(a), “Ah, já me converti naquela experiência de 2012” e tantas outras coisas... Olha, como já disse em outros textos o nosso maior erro é ser Cristãos acomodados, ser cristãos mornos na fé, cristãos que já não se empolgam mais com o novo de Deus, cristãos que acham que já são santos e Deus não tem mais nada para mudar. Por muitas vezes carregamos fardos, estamos pesados e esse fardo que quero lhe falar é o do comodismo. Ora, quantas vezes acordamos pela manhã para ir a Santa Missa e dizemos: “Aaah, tenho que ir a missa (voz desanimada)”. Vamos a grupos de orações com um luto, vamos a retiros dizendo “Deus, não tem mais nada novo para mim, pois em 2012 tive o maior momento com Ele”. A Verdade é que estamos sendo Cristãos frios, diante do derramamento do Espírito Santo.
E para que comecemos de fato a falar sobre conversão é necessário que realmente possamos compreender o que é, o Compendio da Igreja católica nos diz:
“Jesus convida todos os homens a tomar parte no Reino de Deus. Mesmo o pior pecador é chamado a converter-se e a aceitar a infinita misericórdia do Pai. O Reino pertence, já aqui sobre a terra, àqueles que o acolhem com coração humilde. É a eles que são revelados os seus Mistérios.” (p.107)
O próprio Jesus nos convida ao seu Reino e só precisamos realmente se decidir a se converter. Porém, você pode dizer com todo o seu orgulho: eu já sou convertido. Será mesmo? Ou você vive como um cristão de aparências, pois lá em 1Sm 16, 7 o Senhor vem nos dizer : “Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: O homem vê a face, mas o senhor olha o coração”.  Não basta você dizer que é convertido ai de cima do seu pedestal, mas é necessário você viver como um convertido. O Senhor nos convida a TODOS sem distinção de nada para fazer parte do Reino, mas é necessário conversão e aceitar sua infinita misericórdia, pois aquele que faz a experiência com a misericórdia de Deus jamais será o mesmo.
Ei, conversão é deixar o homem velho, é deixar a sexualidade desregrada, é deixar os vícios, é deixar a fofoca, é deixar de falar e ver coisas que não lhe convém... Conversão é mudança de caráter. Se o Evangelho não lhe incomoda mais tem algo muitoooo errado, se você não tem ânsia de estar em intimidade com o Senhor, está na hora de mudar. Se você vai a Santa Missa apenas por ir, é preciso tomar muito cuidado.  Vejo muitos jovens brigando nas redes sociais dizendo que tal coisa é certa e tal coisa é errada, mas vejo poucos jovens rezando o terço todos os dias.
O reino de Deus começa aqui e agora, a conversão é decisão de viver aquilo que o Espírito de Deus sopra e ensina. Acomodamos-nos tanto dizendo que somos isso ou aquilo e não percebemos que é um processo de mudança, que é subir degraus de intimidade com o Senhor e se estacionamos no caminho somos como o sal quando perde o sabor de nada mais serve como o Senhor nos alerta: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.” (Mt 5, 13).
Portanto, você já deve está perguntando o que esse tema tem a ver com o Advento? Pois bem, qual é a maior ordem que o Senhor nos dá neste tempo? “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem à hora” (MT 25, 13). Ora, se dizemos que somos convertidos porque não vigiamos? Porque não estamos nos preparando para a volta do Senhor? Esse tempo que vivemos é o tempo de espera pela vinda do menino Jesus. Devemos vigiar, devemos verdadeiramente nos preparar para acolher. “Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com ele.” (1Ts 5, 10). Ele nos quer em estado de vigília e só está em vigília aquele que vive como um verdadeiro convertido e aberto ao Evangelho.
Muitos de nós e até mesmo minha pessoa deseja respostas vinda de Deus, mas esquecemos de ler a bíblia, vejo muitos jovens que desprezam o que o Senhor diz na bíblia é como se as palavras do pregador fosse mais importante do que a Carta de amor que o próprio Deus escreveu.
Eu não vejo São Padre Pio, Santa Gemma, Santa Teresa D’Ávila, São João Paulo II passando a tarde inteira no Whatsapp, no Instagram e muito menos criando briguinhas no Facebook. Eu vejo esses santos rezando, lendo a palavra, se sacrificando em salvar almas. E nós? Será que estamos fazendo pelo menos 1% daquilo que Deus nos pede ou estamos mais ocupados em ser cristãos apenas no domingo quando vai a Santa Missa?
“O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Ts 5, 23) O nosso ser tem que está sem nenhuma falha, sem nenhuma mancha do pecado, pois o Senhor virá e não podemos está no Whatsapp, quando o Senhor vier tem que encontra uma geração empolgada e ardente pelo Evangelho, uma geração que sente sede de está na presença de Deus... Muitos de nós não sentimos mais sede de intimidade, não queremos mais está na presença de Deus, não desejamos mais o Espírito Santo, porque estamos muito ocupados em pensar que o Senhor já não pode mudar mais e se mudar você não vai querer deixar os seus vícios. E eu lhe digo: O Senhor tem muitoooo vinho novo para você, Ele tem que mexer com você todos os dias, Ele quer e deseja que você seja uma chama que arde na presença do Espírito Santo, pois Ele é o mesmo Deus de Ontem, de Hoje e de amanhã Ele jamais muda...
Meu querido irmão, está na hora de levantar desse sofá e começar a agir como verdadeiros cristão, de não mais ser um cristão meia boca, porém aquele que Deus chamou você para ser... Sabe por que João foi o único discípulo que não foi mártir? Porque Ele foi o único que já tinha morrido para Deus. Reflita sobre esse seu comodismo e lembre: Não sabemos nem o dia e nem a hora que o Senhor virá, então que você esteja pronto todo o dia para a vinda do Amado. Morra hoje para o mundo e viva para Deus, pois aqueles que empenham sua vida em Deus jamais ficarão sem recompensa e a nossa recompensa é o CEU.
Que o bom Deus inquiete seu coração a mudança verdadeira e que a Santíssima Virgem Maria possa lhe conduzir a verdadeira via da conversão. 


(Thawana Mello - Minions Catolicos)

Comentários