Evangelho - Mt 17,10-13

“Os discípulos lhe perguntaram: ‘Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? ’ Jesus respondeu: ‘De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles’. Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado” (Mt 17, 10-13)

Por que foi preciso alguém vir antes?

A pergunta feita pelos discípulos mostra que eles não tinham conhecimento em relação ao antigo testamento ou até mesmo preguiça de pensar: Por que os mestres da lei dizem que Elias deve vir primeiro?
Os mestres da lei desejavam desconsiderar Jesus, e uma maneira encontrada foi exatamente essa, falando que Jesus não era o Enviado por Deus, pois antes da vinda desse Enviado deveria vir Elias para preparar os caminhos do Senhor, assim dizia as escrituras. Porém, os mestres da lei não reconheceram João Batista como esse Elias, sendo assim também não reconheceriam Jesus como o Salvador. Mesmo não sendo de uma forma rápida, os apóstolos conseguiram reconhecer que João Batista veio com a missão de preparar os caminhos do Senhor e que esse Senhor era Jesus.
Esse foi o maior acontecimento que a humanidade teve e jamais poderia passar sem uma preparação, e foi para isso que Deus preparou João Batista.

Ouço uma voz vindo da montanha,
ouço cada dia melhor.
Ouço uma voz vindo da montanha,
e eis uma voz a clamar.
Preparai o caminho (bis)
Preparai o caminho do Senhor.
Vejo um Rei sobre a montanha,
vejo cada dia melhor.
Vejo um Rei sobre a montanha,
e eis uma voz a clamar.
Preparai O Caminho - Padre Jonas Abib

 


“O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha” (Eclesiástico 48,1)

Queridos irmãos em Cristo, que essa mesma palavra também possa queimar sobre nós e peçamos a Deus que tenhamos sabedoria para entendermos assim como os apóstolos que reconheceram a missão de João Batista.

(Adriana Martins – Minions Católicos)


Comentários