A conversão de São Paulo




Olá, meus queridos! A paz! Estão bem? Hoje vamos falar sobre a conversão de São Paulo... E ao falar da conversão de São Paulo que possamos também ir refletindo sobre nosso processo de conversão, que precisa ser diário. “Todos temos limitações e pecados, por isso, devemos viver constantemente em busca de conversão”.
Antes de sua conversão, São Paulo, buscava acabar com o cristianismo, identificando e prendendo os cristãos. Na morte do primeiro mártir da igreja, Santo Estevão, São Paulo estava presente, teve as capas daqueles que apedrejavam, depositadas em seus pés. Ele acreditava que esta perseguição agradava a Deus. “O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos”.
Indo em direção a Damasco, com o intuito de destruir a comunidade cristã, quando de repente algo acontece, e muda radicalmente a vida de Paulo de Tarso. De perseguidor de Cristãos passou a ser apóstolo de Cristo. Paulo recebe o chamado de Cristo, responde e vira grande anunciador do Evangelho. Chegando a Damasco, após o seu encontro com Cristo, recebeu visita de Ananias, quem o batizou e ali inicia sua missão de anunciador do Evangelho.
“[3]Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. [4]Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? [5]Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão. [6]Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer”. Atos dos Apóstolos 9,3-6
Acredito que com Paulo aconteceu igual acontece em nossa caminhada, muitos no princípio duvidam da conversão e das mudanças que são decorrentes da decisão de receber o chamado e responder sim ao convite de caminhar com Cristo e anunciar o Evangelho. E Paulo se colocou em missão, sendo este grande anunciador da Boa Nova, sendo o autor de treze epístolas do Novo Testamento.
Certa vez um amigo partilhava que estavam em missão distribuindo roupa e alimentos para os irmãos de rua e um morador de rua falou durante a partilha: “Se Paulo tivesse carro naquela época a Bíblia que vocês carregam seria impossível de levar na mão”. As cartas Paulinas são um legado de grande valor de ensino cristão.
“[19]E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, [20]do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever!”Efésios 6,19-20
Quando eu leio esta passagem dá aquela vontade de sair por aí levando a Boa Nova e anunciando o Reino de Deus. Com o mesmo amor e coragem de Paulo. Na liturgia de hoje podemos ler:
“O Cristo que chamou Paulo de Tarso (Turquia, séc. 1º) a dedicar-se à causa da evangelização é o mesmo que hoje nos chama a servi-lo na Igreja e na causa dos pobres e desvalidos. Celebrando a festa deste grande anunciador do evangelho, rendemos graças ao Pai e suplicamos ao Filho que faça brilhar em nós a mesma luz que brilhou na vida do apóstolo das gentes”.
Após algumas prisões Paulo foi morto em Roma, por volta de 67 a 68 d.C., a tradição cristã conta que a morte do apóstolo Paulo ocorreu junto da estrada de Óstia, fora da cidade de Roma. Ele teria sido decapitado.
Hoje celebramos a sua conversão deste grande anunciador do Reino, que seguindo seu exemplo possamos ser verdadeiros anunciadores do Evangelho.
“[5]Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. [6]Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. [7]Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. [8]Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição”. II Timóteo 4,5-8

São Paulo, Rogai por nós!
Iurá Laio – Minions Católicos

Comentários