Especial Ordens Religiosas – Beneditinos

“Antes de tudo, quando quiseres realizar algo de bom, pede a Deus com oração muito insistente que seja plenamente realizado por Ele.” (São Bento)

Boa tarde, irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como vocês puderam acompanhar aqui no blog nos últimos dias, estamos apresentando uma série especial sobre as Ordens Religiosas, e hoje você acompanha aqui sobre os beneditinos.
Bem, os beneditinos são uma Ordem de São Bento (Ordo Sancti Benedicti ou simplesmente O.S.B.), que é formado por de cerca de vinte congregações monásticas beneditinas, que ficam espalhadas pelo mundo todo. A Ordem de São Bento é um pouco diferente do restante das ordens religiosas: geralmente as ordens religiosas possuem um superior geral, que tem todo o poder sobre as províncias a que compõe, porém os beneditinos possuem uma autonomia própria em cada congregação e mosteiro.[1]
No Brasil a Ordem de São Bento chegou no ano de 1582, vinda de Portugal, e neste mesmo ano foi fundado o primeiro mosteiro beneditino da América, que foi a Arquiabadia de São Sebastião da Bahia. Segundo nos conta o site Mosteiro de São Bento de Brasília, a ordem prosperou bem em solo brasileiro, estando presente em várias cidades brasileiras. Os beneditinos seguem uma vida monástica, ou seja, eles são monges, sendo pessoas que buscam ouvir a voz de Deus na solidão, para depois poder comunicar a presença de Deus aos outros.
Um pouco acima comentei que cada congregação e mosteiro têm suas autonomias, mas de onde eles tiram as regras que segue? São Bento mesmo as deixou! Existem 73 capítulos de regras que São Bento deixou para serem seguidas, que vão desde obediência ao bom zelo que os monges devem ter.
O carisma beneditino consiste em: Vida cenobítica sob uma Regra e um Abade (Abadessa), Simples busca de Deus sem fins secundários e Eminentemente cristológico e litúrgico. [2]
Para ingressar a vida monástica beneditina, pesquise no site da Abadia de São Geraldo e disponibilizo aqui para vocês, o ingresso segue a seguinte ordem:
1.                 Aproximadamente 1 ano de acompanhamento (dependendo de quando ele entra em contato com o Mosteiro)
2.                 1 ano de Postulantado (quando o irmão já vive dentro do Mosteiro com a Comunidade)
3.                 2 anos de Noviciado (onde se faz a cerimônia de vestição; o irmão recebe o hábito de monge e passa a fazer parte da comunidade)
4.                 3 anos de Profissão Temporária (Por três anos o irmão promete estabilidade na comunidade, conversão de seus costumes e obediência), o monge emite seus votos Solenes à Profissão Perpétua e cumpre o que a regra delibera quando diz: "E se, tendo deliberado consigo mesmo, prometer guardar todas as coisas e observar tudo quanto lhe for ordenado, seja então recebido na comunidade, [15] sabendo estar estabelecido, pela lei da Regra, que a partir daquele dia não lhe é mais lícito sair do mosteiro, [16] nem retirar o pescoço ao jugo da Regra, a qual lhe foi permitido recusar ou aceitar por tão demorada deliberação." (Da Regra de Nosso Pai São Bento, CAPÍTULO 58 vs 14-16- Da maneira de proceder à recepção dos irmãos).[3]
A vida de São Bento foi marcada por oração e sacrifício, e com certeza é isso que tentou passar aos que o seguiam, ele passou por muitas provações e dificuldades, mas não deixou de fazer o certo, mesmo quando parecia que todos assim o queria. São Bento é um grande exemplo de que é possível que a santidade seja alcançada, mesmo quando o inimigo ronda a nossa vida.

(Amanda Batista - Minions Católicos)




[1] https://www.msbento.org.br/beneditinos
[2] http://www.monjasbeneditinasbh.org.br/mnsgbh/index.php/o-mosteiro/espiritualidade/19-carisma-beneditino
[3] http://www.asg.org.br/Vocacional

Comentários