“Enquanto existir a Eucaristia eu nunca estarei só. Enquanto existir
um sacrário, não terei solidão”. (Chiara Lubich)
Olá, meus amados irmãos!
Salve Maria Santíssima. Hoje vamos dar início a uma série de textos sobre os
milagres eucarísticos, porém neste texto quero envolvê-los neste maravilhoso
tema que é a presença real de Jesus na eucaristia. Vamos lá?
Desde que nos entendemos
por gente (na maioria das vezes) nossos pais falam que aquela hóstia é Jesus e
quando crescemos, vamos para a catequese e ouvimos ainda mais que Jesus habita
ali e por assim vai... Sempre ouvimos, mas nunca temos a verdadeira convicção
que ali realmente é o próprio Deus. Nós cristãos Católicos Batizados ainda
duvidamos da presença de Jesus, ainda vamos à presença de Jesus com indiferença,
com frieza no coração, como se ali fosse apenas uma bolachinha. Se você é realmente cristão ou se você está apenas
lendo isto por acaso, saiba que é necessário começar a realmente crer que ali é
o próprio Jesus, pois Ele já tem provado isso há muito tempo!
Nos primórdios de tudo,
vamos fazer um Tour em algumas passagens da Bíblia. Já que o católico tem o
péssimo hábito de ter e não ler a Sagrada Escritura. Então, a nossa primeira
parada será no texto de Mt 26;28: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o,
partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou
depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos porque isto
é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão
dos pecados.” (Mc 14; 22-24 / Lc 22;19).
Nossa próxima parada será
o Evangelho de São João: “Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não
comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a
vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha
carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a
minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o
Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a
minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais
comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6; 53-58)
Próxima parada será na Carta
de São Paulo aos Coríntios, que é uma exortação para todos: “O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do
sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Uma
vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque
todos nós comungamos do mesmo pão. Considerai Israel segundo a carne: não
entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? Que quero afirmar com
isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? Não! As coisas que os pagãos sacrificam,
sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com
os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos
demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos
demônios.” (I coríntio 10; 16-21)
E a nossa ultima parada (por enquanto) será também a
carta de São Paulo aos Coríntios: “Eu
recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi
traído, tomou o pão e, depois de ter
dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós;
fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou
também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as
vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que
comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que
venha.” (I coríntio
11; 23-26)
As sagradas Escrituras é muito clara ao falar da comunhão, da
presença de Jesus na eucaristia. Você quer algo mais claro que a última ceia?
Onde o próprio Deus é que a institui a Eucaristia. Mas, com uma definição do
que é Eucaristia o Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos diz: “A
Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação
realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo, obra tornada presente pela
ação litúrgica.” (Parágrafo 1409)
Ora, meus irmãos! Jesus
se manifesta em todo mundo através dos milagres (Vamos tomar conhecimento
deles, a partir dos próximos textos) Será que seria realmente necessário isto?
A Presença é tão certa de Jesus na Eucaristia, que em relatos de Santos, como
Santa Catarina de Sena que Inúmeros episódios de recepção incomum da Eucaristia
são relatados na vida de Santa Catarina, a mística dominicana do século XIV.
Uma dessas comunhões aconteceu durante a Festa da Conversão de São Paulo, em 25
de janeiro. “[...] Depois da segunda
Missa, no entanto, quando a santa já se tinha resignado a toda a situação, uma
luz brilhante circundou o altar e, no meio dela, apareceu uma visão da
Santíssima Trindade: o Pai e o Filho sentados em tronos e o Espírito Santo
sobre eles em forma de pomba. De repente, uma mão de fogo segurando o
Santíssimo Sacramento surgiu da visão e a hóstia consagrada foi colocada sobre
a língua de Santa Catarina, já arrebatada em êxtase.” (Trecho retirado do
blog de Pe. Paulo Ricardo)
Se tivéssemos o coração
sensível ao que Deus nos pede as igrejas não estavam vazias, Jesus não ficaria
sozinho esperando alguém para lhe fazer companhia, Jesus não ia ser tantas
vezes crucificado no coração de tantas pessoas por recebê-lo indignamente, não
iria haver tanta indiferença e sacrilégios com a eucaristia e que por muitas
vezes nós cristãos permitimos e até cometemos...
Sobre a presença real de
Jesus na Eucaristia, o Papa Paulo VI, na encíclica Mysterium fidei, de 03 de
setembro de 1965, disse que:
"Esta
presença chama-se 'real', não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais',
mas por antonomásia, porque é substancial, quer dizer, por ela está
presente, de fato, Cristo completo, Deus e homem. Erro seria, portanto,
explicar esta maneira de presença imaginando uma natureza 'pneumática', como
dizem, do corpo de Cristo, natureza esta que estaria presente em toda a parte;
ou reduzindo-a a puro simbolismo, como se tão augusto sacramento consistisse
apenas um sinal eficaz 'da presença espiritual de Cristo e da sua íntima união
com os fiéis, membros do Corpo Místico'."
(DH 4412)
A sagrada comunhão é a
maior graça que podemos receber e ter, muitos procuramos a presença em tantas
coisas grandes, porém esquecemos que Ele está por inteiro na sagrada comunhão e
está presente em cada sacrário. “Ao falar
de “comunhão", então, é preciso reconhecer, com coragem, o primado de
Deus. Na celebração da Santa Missa, quando os fiéis se aproximam da mesa
eucarística, devem ter em mente que aquele ato de “comunhão" é apenas um
sinal visível de algo que já acontece invisivelmente em sua alma, em estado de
amizade com o Senhor. São João Paulo II ensina que “a integridade dos vínculos
invisíveis é um dever moral concreto do cristão que queira participar
plenamente na Eucaristia, comungando o corpo e o sangue de Cristo". E
acrescenta: “Não basta a fé; mas é preciso perseverar na graça
santificante e na caridade" (trecho retirado do blog de Pe.Paulo
Ricardo)
E estamos iniciando uma
serie sobre os milagres eucarísticos, e ao falar desse tema grandiosissimo é necessário
reconhecer a presença magnífica de Jesus na eucaristia, não basta apenas
conhecer cada um, porém se faz dever nosso começar a tirar toda indiferença em
relação a presença de Jesus.
Felizes os que são
capazes de afirmar, com o Catecismo de São Pio X, o motivo primeiro de nossa
fé: "Eu acredito que no Sacramento da Eucaristia está verdadeiramente
presente Jesus Cristo, porque Ele mesmo o disse, e assim no-lo ensina a
Santa Igreja" Felizes os que são capazes de afirmar, com o Catecismo
de São Pio X, o motivo primeiro de nossa fé: "Eu acredito que no
Sacramento da Eucaristia está verdadeiramente presente Jesus
Cristo, porque Ele mesmo o disse, e assim no-lo ensina a Santa
Igreja"
E para finalizarmos este
texto, quero lembrar vocês de uma coisa. È impossível falar da presença de
Jesus e não falar do sacramento da penitência, pois assim nos lembra São Paulo
quando escreve a Coríntios: “Portanto, todo aquele que comer
o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do
sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e
beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor,
come e bebe a sua própria condenação.” (1 Cor 11 27).
Falar da presença real de Jesus é falar também de
penitência, pois como vamos receber o próprio Deus com o coração sujo? Como
vamos fazer o nosso coração o sacrário de Jesus se ele está podre? São Paulo é
muito direto quando fala que aquele que como e bebe sem distinguir o corpo do
Senhor, come e bebe sua própria condenação. No tempo de São
Cipriano, alguns
pastores começaram a admitir qualquer um à Comunhão, banalizando o sacramento
da Eucaristia. Eles
diziam que não era preciso fazer penitência pelos pecados passados e que todos,
independentemente da vida que levavam, podiam aproximar-se da mesa eucarística.
Visto que por conta dessas ocorrências Jesus fez vários milagres eucarísticos,
Ele se manifestou de varias formas e em todo o mundo.
Portanto, meus irmãos
tenham cuidado quando forem receber o Nosso amado Jesus, façam o exame de
consciência e não deixe que Jesus seja crucificado mais uma vez no seu coração.
Não sejam como Tomé que só acreditam vendo, mas creiam que Jesus está ali por
inteiro e por você. Iremos conhecer os lugares onde Jesus se manifestou, mas
para que vocês leiam e acolham nos seus corações é necessário retirar toda
indiferença e frieza, se ainda lhe resta duvida da presença de Jesus, Ele
próprio irá tirar, pois milagres eucarísticos não é somente fé mais também é
Ciência.
Conta-se
um relato parecido relacionado a São João Crisóstomo († 407), bispo de
Constantinopla. Um homem levou a sua esposa, que pertencia à seita do
arianismo, à igreja do bispo. Mesmo em heresia, a mulher entrou na procissão e
recebeu a hóstia consagrada, guardando-a nas mãos até que chegasse em casa.
Quando pôs a partícula na boca para comer, ela percebeu, para a sua surpresa,
que a hóstia tinha se petrificado. Impressionada com o acontecimento, a mulher
correu sem demora em direção ao santo, mostrou-lhe a pedra com as marcas dos
seus dentes e implorou a absolvição de seus pecados.
Que o bom Deus vos
abençoe e a Virgem Maria interceda a Deus pela docilidade de vossos corações!
(Thawana Melo - Minions Católicos)
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