Reflexão da catequese do PAPA semanal !!

Queridos amigos, Salve Maria!

            As últimas catequeses realizadas, Papa Francisco vem nos falando de cada momento da Santa Missa e nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, foi o momento de meditação referente ao Credo e a Oração do fieis.
            Francisco recordou a última catequese na qual falava das leituras e do Evangelho. Ele salientou que a Palavra de Deus é um direito de todos. Ela deve ser bem lida, bem dita e bem explicada, pois a Palavra chega aos corações e modifica-os. Logo depois desse momento, é necessário um tempo de silêncio onde os fiéis irão meditar aquilo que ouviram.
            Em seguida, temos a resposta pessoal de fé que se insere na profissão de fé da igreja, por meio do “Credo”. Logo existe um elo entre a escuta e fé, onde a fé se alimenta da escuta e leva ao Sacramento. A recitação do “Credo” faz com que os fiéis “voltem a meditar e professem os grandes mistérios da fé, antes de sua celebração na Eucaristia” (Instrução Geral do Missal Romano, 67).
            A resposta à Palavra de Deus é feita por meio da Oração universal ou Oração dos fiéis, composta pelas necessidades da igreja e do mundo.
            Francisco recordou das palavras de Jesus “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (Jo 15, 7).  Então, neste momento da Oração universal, é o momento de pedirmos “a Deus as coisas mais fortes na Missa” , pedir por todas as nossas necessidades . Devemos suplicar também, “Senhor, eu creio. Mas ajuda a minha pouca fé”.
            O Santo Padre finalizou a catequese dizendo que “As intenções pelas quais se convida o povo fiel a rezar devem dar voz às necessidades concretas da comunidade eclesial e do mundo, evitando recorrer a fórmulas convencionais e míopes”. Com isto, conclui-se a liturgia da Palavra, onde a oração dos fiéis  exorta-nos o cuidado de Deus para com seus filhos.
Meu queridos irmãos e irmãs, que nesta quaresma possamos  vivenciar a Santa Missa de uma forma diferente, como o nosso querido Papa vem nos ensinando. Que possamos sempre pedir à Jesus a graça da conversão diária.

Uma santa e abençoada Quaresma à todos!
Juliana Gonçalves – Minions Católicos

Comentários