Reflexão da catequese semanal do PAPA Fracisco !!


Queridos amigos, Salve Maria!

            Papa Francisco continuou nesta última quarta-feira as catequeses sobre a Santa Missa, e a abordagem foi o ápice da Liturgia da Palavra: a proclamação do Evangelho. Procede-se ao evangelho o canto do Aleluia ou um outro na Quaresma, isto para que os fiéis acolham e saúdem à Jesus que irá falar. O Evangelho favorece a compreensão das leituras que compõem a Liturgia da Palavra, onde sempre Jesus Cristo é o centro.
            Há distinção do Evangelho com as demais leituras, pois esse é proclamado por um ministro ordenado. Naquele momento os fiéis reconhecem a “presença de Cristo que lhe dirige a boa notícia que converte e transforma”.  Nós também nos colocamos de pé e ficamos atentos porque o Senhor nos fala diretamente. O Evangelho não é um fato histórico que ouvimos, mas sim o momento em que tomamos consciência do que Jesus fez e falou: a Palavra é viva e chega aos nossos corações.
            Em seguida o sacerdote faz a homilia, a qual não é um discurso de circunstâncias, uma catequese, uma conferência ou uma lição, mas sim “um retomar aquele diálogo que já está aberto entre o Senhor e o seu povo”, a fim de que encontre cumprimento na vida, disse Papa Francisco.
            Francisco comentou que aqueles que pregam, o sacerdote, o diácono ou o bispo devem cumprir bem seu ministério. Ele destacou que cada um tem suas qualidades e limitações, mas que eles tenham consciência de que estão pregando a Palavra, dando voz a Jesus. Ainda disse que a homilia deve ser bem preparada além de breve devido muitas das vezes alguns adormecerem, outros conversarem ou até saírem para fumar um cigarro.
            Francisco deixou algumas dicas aos sacerdotes, diáconos e bispos de como preparar uma homilia: com a oração, com o estudo da Palavra de Deus e fazendo uma síntese clara e breve.
            Papa Francisco finalizou a catequese da semana dizendo que a Liturgia da Palavra, por meio do evangelho e da homilia, permite a comunicação entre Deus e seu povo.
            “Se, portanto, nos colocamos à escuta da “boa notícia”, por essa seremos convertidos e transformados, portanto, capazes de mudar a nós mesmos e o mundo. Por que? Porque a Boa Notícia, a Palavra de Deus, entra pelos ouvidos, vai ao coração e chega às mãos para fazer boas obras.” -Papa Francisco

Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves – Minions Católicos

Comentários