Especial as Alianças: Moisés



“Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor, não há Deus, e sem Deus não se chega ao Paraíso. Tudo isso é uma escada: se faltar um degrau, caímos.” (São Pio de Pietrelcina)

Boa tarde irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como têm passado? Como vocês têm acompanhado nos últimos dias aqui no Blog, estamos trazendo um especial sobre as Alianças de Deus para com os homens, e hoje falaremos da Aliança de Deus com Moisés.
Antes de tudo, vamos dar uma olhada no que diz a Palavra de Deus em relação a esta Aliança:
“Moisés subiu em direção a Deus, e o Senhor o chamou do alto da montanha nestes termos: ‘Eis o que dirás à família de Jacó, eis o que anunciarás aos filhos de Israel: vistes o que fiz aos egípcios, e como vos tenho trazido sobre asas de águia para junto de mim. Agora, pois, se obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos. Toda a terra é minha, mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada. Tais são as palavras que dirás aos israelitas.’ (Ex 19, 3-6)[1]
Ainda no terceiro capítulo do Livro do Êxodo, o Autor Sagrado nos conta que os israelitas clamavam, pedindo socorro à Deus devido a dura escravidão a qual estavam submetidos, e Deus, sendo misericordioso, ouviu seus lamentos e lembrou-se da aliança que outrora tinha feito com Abraão, Isaac e Jacó e olhou para os israelitas. Conforme vai seguindo-se o livro do Êxodo, nos são apresentados também os Dez Mandamentos.
Pois bem, o que podemos observar desde a primeira Aliança que Deus faz com seu povo é que Ele nos pede obediência e ainda nos ensina, nos explica como fazê-lo, mas nem sempre cumprimos com a nossa parte. Acredito que o que mais chama a atenção no que se refere a essa Aliança, em relação a parte do povo na mesma, é o que as pessoas respondem quando Moisés comunica a estes o que Deus lhes ordenou: “Faremos tudo quanto o SENHOR falou”. (Ex 19, 8), mas depois, conforme as dificuldades vão aparecendo, mesmo com Deus mandando o maná e etc., as pessoas apenas murmuravam, reclamavam, questionavam do porquê Deus os havia tirado do Egito para passarem pelo que passavam. É essa parte que gostaria de chamar a atenção. Quantas vezes não fazemos como o povo de Israel, não é mesmo?!
Quantas vezes Deus não faz tantas coisas por nós e como O agradecemos? Reclamando, murmurando... O YouCat[2] nos diz que por vezes Deus envia a seu Povo profetas para chamá-los à conversão, à renovação da Aliança, mas cabe a nós aceitarmos fazer parte dessa aliança, sendo obedientes e ouvintes. Deus fala conosco, então meu irmão e minha irmã, que possamos ouví-Lo e realmente seguí-Lo e obedecê-Lo.
Abraços,
Amanda Batista – Minions Católicos




[1] http://claret.org.br/biblia
[2] YOUCAT: 2ª edição, Abril de 2011.

Comentários