Eucaristia - Sacrifício de Cristo que se atualiza no altar



“A vossa vida deve ser tecida à volta da Eucaristia. Dirigi os vossos olhos para Ele, que é a Luz! Aproximai bem os vossos corações do Seu divino coração! Pedi-Lhe a graça de O conhecer, o amor para O amar, a coragem de O servir! Procurai-O ansiosamente!” (Santa Teresa de Calcutá)
Boa tarde irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como tem passado? O mês de abril a Igreja dedica também a Eucaristia, por isso vamos conversar um pouco sobre esse maravilhoso alimento para nossa alma?
O YouCat nos explica a Sagrada Eucaristia da seguinte forma: “é o Sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o seu Sangue – Ele próprio – por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja.”[1]. Ele nos entregou Seu corpo e Seu sangue, na semana passada estávamos celebrando a morte e ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo, certo? Então, sabe o sacrifício de Cristo pelos nossos pecados? É exatamente ele que podemos vivenciar no altar, durante a Santa Missa.
Jackson Erpen, em 19 dezembro 2017, no Vatican News[2], explicou que não devemos entender o sacrifício da Eucaristia, como algo meramente humano, realizado para receber a misericórdia de Deus, mas é verdadeiramente Cristo que se imola, assim como se ofereceu na cruz. O autor ainda nos conta que a palavra sacrifício, se traduzida na língua pagã, significa “sacrum facere”, ou seja sagrado. Então, não entenda a missa apenas como sacrifício em si, mas também como um banquete, uma refeição alegre da sempre atualizada Páscoa de Jesus Cristo.
Para complementar, o professor Felipe Aquino nos fala o seguinte: “[na missa] Cristo mais uma vez oferece ao Pai o seu Sacrifício perfeito. E a redenção é aplicada a cada um de nós que comunga o Corpo imolado e ressuscitado de Jesus.”[3]
A cada missa temos a graça de poder presenciar a atualização do sacrifício de Jesus por nós. Que possamos olhar para o Cristo na cruz e enxergar o nossos nomes escritos em cada uma das Suas mãos e na Eucaristia poder entender esse grande amor por nós. Entenda que o sacrifício não é você que precisou fazer, mas Deus Pai enviou seu próprio filho para nos salvar.

Abraços,
Amanda Batista – Minions Católicos



[1] YOUCAT: 2ª edição, Abril de 2011.
[2] http://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2017-12/o-verdadeiro-sentido-do-sacrificio-da-santa-missa.html
[3] http://cleofas.com.br/eis-o-misterio-da-fe-4/

Comentários