Pré-sínodo dos jovens - Representantes brasileiros, o que queremos e falas do Papa neste evento



Olá, turma. Estão bem? Vamos falar um pouco sobre o Pré-sínodo. Sínodo é uma assembleia na qual o Papa convoca todos os Bispos da Igreja para tratar de certos assuntos. Neste pré-sínodo, que aconteceu entre os dias de 19 a 24 de março, o objetivo foi escutar os jovens para a preparação do Sínodo dos Bispos, que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
"O próximo Sínodo dos Bispos quer ser, de fato, não somente um Sínodo ‘sobre’ jovens e ‘para’ os jovens, mas também um Sínodo ‘dos’ jovens e ‘com’ os jovens”. (Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral da Secretaria do Sínodo dos Bispos.)
Os jovens sempre tiveram um lugar especial no coração de Deus, sempre tiveram palavras direcionadas na Sagrada Escritura e são a esperança da Igreja. E, neste ano dedicado ao laicato, recebe uma atenção especial através do sínodo. A Sagrada Escritura vem dizer em I São João 2,14 “[14]Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno”.
Jovensse fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo.” (Santa Catarina de Sena)
Entre os participantes do Pré-sínodo o Brasil conta com cinco representantes, jovens vindos de seminários, pastorais e congregações, os jovens são: Ariany de Oliveira Leite, Thulio Donizete Fonseca Silva, Matheus Vinicius de Oliveira Santos, Davi Rodrigues da Silva e Leon Souza. Na abertura, em Roma, realizada no Pontifício Colégio Internacional “Maria Mater Ecclesiae” o Papa se dirige aos jovens dizendo:
“Queridos jovens, o coração da Igreja é jovem precisamente porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente”. E continuou: “Precisamos de vocês para preparar o Sínodo que em outubro reunirá os Bispos sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’”.
“Nós estamos aqui para escutar. Eles devem nos fazer sugestões, dizer o que pensam, o que querem, de maneira que os padres sinodais, em outubro, tenham uma base sobre a qual refletir e fazer um trabalho pastoral a se apresentar a todo o mundo, sobretudo com respeito por aqueles que não estão na Igreja, mas fora dela, para o bem da sociedade e da humanidade”. Cardeal Baldisseri.
O Papa ouviu testemunhos, respondeu a cinco jovens, cada um representando um continente, ocorreram reuniões com a divisão de grupos (cada grupo era formado por pessoas que falassem a mesma língua) respondendo a temas fundamentais. Este textos foram coletados, a comissão fez a prévia da redação final e após aprovação dos participantes o documento final foi entregue ao Papa Francisco no Domingo de Ramos.
Para manter quem não pôde ir a Roma, teve a oportunidade de participar online. Houve a divisão em seis grupos linguísticos e estes grupos também foram monitorados por outros jovens (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). Isto nos mostra que o Papa quer toda a juventude envolvida neste processo e não somente no Pré-sínodo, mas a partir daí envolvidos com vida ativa na Igreja, em suas pastorais, sendo sal da terra e luz do mundo.
Em união com o Papa e com a Santa Igreja, rezemos juntos por este Sínodo que acontecerá em outubro, por toda juventude que precisa ter um encontro pessoal com Jesus, por todos os jovens anunciadores da Boa Nova. Rezemos pela Santa Igreja e pelo Santo Padre.
Iurá da Paixão – Minions Católicos

Comentários