Reflexão da catequese semanal do Papa

Queridos irmãos e irmãs, Shalom!

            Papa Francisco finalizou nesta quarta-feira, 04 de abril, o ciclo catequeses referente à Santa Missa e abordou os ritos finais. Neste momento, conclui-se a missa com a bênção do sacerdote sobre os fiéis e com a invocação da Santíssima Trindade, reforça o pontífice.
            Ao finalizar a missa, inicia-se o testemunho cristão. Devemos ser luz para o mundo, levar a paz que recebemos no momento em que celebramos a Paixão e Ressurreição de Jesus. Francisco recordou que: “se saímos da igreja conversando e dizendo: “olha este, olha aquele…”, com a língua longa, a Missa não entrou no meu coração. Por que? Porque não sou capaz de viver o testemunho cristão. Toda vez que saio da Missa, devo sair melhor do que entrei, com mais vida, com mais força, com mais vontade de dar testemunho cristão.”
            Quando participamos da celebração eucarística, não como um dever semanal, estamos em busca de sermos homens e mulheres melhores. Deixamos Jesus agir em nós, nos nossos pensamentos, sentimentos e escolhas, ou seja, estamos em busca da Santidade, morremos para as coisas terrenas e nascemos para as coisas do alto.
            Papa Francisco ainda enfatizou: “Os cristãos são homens e mulheres que se deixam alargar a alma com a força do Espírito Santo, depois de ter recebido o Corpo e o Sangue de Cristo. Deixem-se alargar a alma! Não estas almas assim estreitas e fechadas, pequenas, egoístas, não! Almas largas, almas grandes, com grandes horizontes…Deixem-se alargar a alma com a força do Espírito, depois de ter recebido o Corpo e o Sangue de Cristo.
            Quando buscamos continuamente a Eucaristia, conhecemos melhor Jesus e aprofundamos nossa amizade com Ele. Logo, “a Eucaristia atualiza a graça que o Espírito nos deu no Batismo e na Confirmação, a fim de que seja crível o nosso testemunho cristão” (ibid., 1391-1392).
            Papa Francisco finalizou a catequese da semana agradecendo por este tempo de redescoberta de cada momento da Santa Missa e desejou que nossa vida seja sempre “florida”, como a Páscoa. Que por meio da Eucaristia possamos encontrar forças para viver uma vida de esperança e fé e na união com Cristo.
            Que possamos refletir sobre todos os momentos apresentados pelo Papa Francisco referente a Santa Missa. Peçamos a ajuda do Espírito Santo para celebrarmos a Eucarística com mais amor e respeito. Que nada possa tirar a nossa paz e o nosso foco desse momento tão lindo que é a Santa Missa, no qual Cristo se doa inteiramente por amor a nós e mesmo sendo pecadores ele ainda vem ao nosso encontro por meio da Eucaristia.

Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves – Minions Católicos

Comentários