Corpus Christi



Olá, estão bem? A paz! Meu povo, hoje vamos partilhar sobre Corpus Christi, que é a celebração do mistério da Eucaristia, sacramento pelo qual recebemos o Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração de Corpus Christi surgiu no século XIII e acontece 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
“O Salvador foi dado como alimento; ele queria que, da mesma forma que o homem fosse enterrado em ruínas pela comida proibida, ele voltaria a viver para uma comida abençoada; O homem caiu pelo fruto de uma árvore da morte, ele é ressuscitado por um pão da vida. Daquela árvore pendia um alimento mortal, nele encontra um alimento de vida; que a fruta trouxe o mal, essa cura; um apetite mau fez mal, e uma fome diferente gera lucro; o remédio chegou onde a doença havia invadido; De onde a morte começou, a vida veio”. URBAN IV, BULA TRANSITORO DO MUNDO HOC.
A festa de Corpus Christi foi instituída em junho de 1246, mas somente em outubro de 1264, o Papa Urbano IV estende para toda a Igreja. A festa surgiu após muitos apelos de Santa Juliana, mas não foi algo tão fácil de acontecer. Santa Juliana comunica suas visões a Dom Roberto de Thorote, Bispo de Liege, e ao Bispo Dominicano Jaques de Pantaleón. Por mais de dois anos, em suas orações ela tinha visões de uma lua com uma faixa preta no centro:
“A lua representava a igreja com suas festas, e a faixa preta significava a falta de solenidade por que passava a igreja. E Jesus concluiu dizendo: Quero que seja criada uma festa especial em honra ao Sacramento do meu corpo e do meu sangue”.
Dom Roberto instituiu a comemoração, mas como faleceu o seu pedido não foi cumprido, existiam bispos e padres contrários a festa do Santíssimo Sacramento, mas após a morte de Santa Juliana o Papa Urbano IV (que era Dom Jaques de Pantaleón) instituiu o dia de Corpus Christi, através da Bula Papal Transiturus, de 11 de agosto de 1264, e marcando o dia para a quinta-feira após a oitava de Pentecostes.
“Vamos sempre nos voltar para um grande sacramento para lembrar em todos os momentos Aquele de quem deveria ter sido a memória perfeita, e foi (nós sabemos). Bem lembramos mais aquela pessoa cuja casa e presentes constantemente contemplamos.
Embora este santo sacramento seja celebrado todos os dias no rito solene da missa, no entanto, sentir-se útil e digno de ser realizada pelo menos uma vez no ano, uma festa, especialmente para confundir e refutar a hostilidade herege.
Bem, na Quinta-feira Santa, o dia em que Cristo instituiu a Igreja universal, ocupado na confissão dos fiéis, na bênção do Crisma, em cumprimento do mandato da lavagem dos pés e muitas outras cerimônias sagradas, não pode assistir plenamente à celebração deste grande sacramento.”
URBAN IV, BULA TRANSITORO DO MUNDO HOC.
No século XIII começaram as procissões com o Santíssimo Sacramento, inicialmente em uma âmbula, mais tarde começou a ser exposto no ostensório. Ainda hoje temos a presença do Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no Santíssimo Sacramento pelas ruas das cidades, que são ornamentadas com um extenso tapete ao longo do caminho que será percorrido durante a procissão. “O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo”. O Código de Direito Canônico fala sobre o testemunho público para com a Santíssima Eucaristia:
Cân. 944 § 1. Onde for possível, a juízo do Bispo diocesano, em testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas.
§ 2. Compete ao Bispo diocesano estabelecer normas sobre as procissões, assegurando a participação e dignidade delas.
 “O centro da Celebração Eucarística será sempre a Eucaristia e, por ela, o melhor e o mais eficaz meio de participação no divino ofício. Aumentando a nossa devoção ao Corpo e Sangue de Jesus, como Ele próprio estabeleceu, alcançaremos mais facilmente os frutos da Redenção”!
A festa de Corpus Christi é a única data que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas em procissão, momento de agradecimento e louvor a Cristo, por ter se dado a nós e instituído a Eucaristia, que é o centro da nossa vida cristã. Vamos todos, como membros do corpo místico de Cristo, testemunhar publicamente nossa fé, caminhando com Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento pelas ruas da nossa cidade. E neste momento que vivemos, como nação brasileira, caminhando , intercedendo e consagrando nosso país.
Santa Juliana nos ensine a amar e adorar nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.

Jesus Sacramentado Nosso Deus Amado!

Iurá Paixão – Minions Católicos 1.0

Comentários