Maio: mês das noivas




            Boa tarde irmãos e irmãs, tudo bem com vocês? Estamos no finalzinho de maio, mas um mês que termina. Hoje vamos falar sobre o porquê maio ser dito como o mês das noivas, mas quase ninguém sabe exatamente o significado. Muitas mulheres escolhem o mês de maio para o casamento, virou uma tradição entre elas.
            Uma das hipóteses para entender porque maio é o mês das noivas é a influência da Igreja Católica. Para nós maio é o mês dedicado a Maria, mãe de Jesus e nossa, como também mês das mães, por toda a carga feminina que esse mês tem, associa ao casamento para dar boa sorte a noiva que se casa.
            No hemisfério norte, onde as estações são mais marcantes, maio é o mês da primavera, onde nascem as flores e o frio já não se sente mais. Dizem que por aquelas bandas eles não tomavam banho no frio, porque lá não tinha sistema de aquecimento e devido o frio chegar no negativo, assim, eles tomavam o primeiro banho do ano em maio que era o começo da primavera, e esse era o melhor momento para casamento, pois os noivos estavam limpos e perfumados, pra causar aquela boa impressão na noite de núpcias. Era como também, para deixar o ambiente ainda mais perfumado, as mulheres levavam consigo um ramo de flores, dando origem ao buquê que até hoje as noivas trazem.
            Uma explicação que achei legal, e trago aqui, encontrei em um texto no site da Aleteia que diz: " Maio é o mês das noivas porque é o mês da vida, da esperança que irrompe, tanto na esfera natural quanto na esfera espiritual. O homem e a mulher, amando-se reciprocamente, e unindo-se indissoluvelmente no matrimônio, são chamados por Deus a cooperar no grande mistério da vinda ao mundo de uma nova vida humana, de uma pessoa chamada a ser filho de Deus pelo Batismo."
            Nesse mesmo texto diz: "Maria, como ninguém, nos mostra a beleza da noiva e da mãe. É quiçá por isso que o mês das noivas e das mães é também o mês de Maria".
            A verdade é que existem diversos motivos, mas nenhum comprovado ao certo. Mas, não importa muito, não é? O importante é o casamento em si, é a felicidade dos noivos que se tornam um só perante a Deus.
Salve Maria Imaculada
Ágata Sobral – Minions Católicos 1.0

Comentários