Mais que conhecer, precisamos conviver com Jesus.


Olá, meus caríssimos irmãos, como estão? Espero que tudo esteja na santa paz de Jesus que nos uniu. Hoje, venho falar com vocês sobre a convivência com Jesus Cristo, nosso Senhor. Será que temos uma convivência com Ele? Será que estamos cada dia mais perto d’Ele? Somos, realmente, íntimos D’ele ou apenas conhecemos aquilo que as pessoas falam d’Ele para nós?
Muitos de nós falará que sim, que o conhece. Tal como quando alguém nos pergunta: “Sabe fulano? Você o conhece?” e sem nem ao menos conhecer, respondemos: “Sim, conheço, já ouvi falar.” Porém, mais que conhecer, mais que ouvir falar, precisamos conviver com Jesus. Precisamos ser como Zaqueu, você lembra da história de Zaqueu?
Zaqueu era chefe dos cobradores de impostos e era rico. Jesus, enquanto entrava em Jericó, ouve um grande tumulto e todos queriam vê-lo. Como Zaqueu já havia ouvido falar de Jesus, ficou curioso e subiu no alto de uma árvore, para que pudesse ver e conhecer Jesus. Certamente, Jesus ficou admirado com sua atitude e se dirigindo a ele, pede para que desça da árvore e o leve para se hospedar em sua casa. Ora, Zaqueu era um pecador, mas Jesus queria que Zaqueu convivesse com Ele e assim pudesse converter. Assim foi, Zaqueu se converte de seus pecados e se torna seguidor de Jesus Cristo. (Lc 19)
Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus, mas foi preciso conviver com Jesus para que pudesse, de fato, se converter. Deixar aquela vida de pecador para trás. E assim aconteceu com muitas outras pessoas, que precisaram passar um tempo com Jesus, para que pudessem senti-lo. Jesus fazia e ainda faz milagres, mas Jesus só faz o milagre quando o procuramos, quando pedimos, assim como Zaqueu, para que Ele entre em nossa casa e venha ficar conosco.
No Catecismos da Igreja Católica parágrafo 222, nos diz: Crer em Deus, o Único, e amá-Lo com todo o nosso ser, tem consequências imensas para toda a nossa vida.”, mas, como podemos amar sem nem ao menos conhecer? E como podemos, de fato, conhecer alguém? Convivendo com esse alguém, oras. Santo Agostinho nos diz: “Só se ama aquilo que se conhece”.
Poderei eu, sem conviver intimamente com Jesus, conhecê-lo? Poderei eu, sem conhecer Jesus, amá-lo? A resposta é clara e óbvia: não! Porém, se queremos amar a Jesus Cristo de toda alma, de todo ser e de todo coração, precisamos conviver com Ele.
E você poderá me perguntar: “Leh, como faço para conhecer Jesus e conviver com Ele?”, simples. Precisamos ser como Zaqueu e ir ao encontro de nosso Senhor. Precisamos subir no mais alto para podermos vê-lo. Como? Por meio das orações diárias, por meio das adorações em frente ao Santíssimo, por meio das Santas Missa e por meio das caridades. Sim, fazer caridade é também conviver com Jesus.
Assim, como Zaqueu, converteremos nosso coração e poderemos, quando nos perguntarem: “Sabe Jesus?”, respondermos: “Sim, conheço muito bem Jesus. Convivo com Ele todos os dias”.
Um grande abraço. Paz e bem!

(Letícia Reis – Minions Católicos)

Comentários