Reflexão da catequese do Papa Francisco !


Queridos amigos, shalom!
            Nos últimos 50 dias, viemos nos preparando para o grande momento que é Pentecostes. Neste último domingo vivemos com muita alegria esta promessa de Jesus: o Espírito Santo. Sendo assim, Papa Francisco iniciou nesta última quarta-feira, 23 de maio, um ciclo de catequeses referente o sacramento da “Confirmação” ou Crisma. Neste sacramento confirmamos o nosso batismo e recebemos o Espírito Santo.
            Francisco explicou o significado da confirmação do Batismo: “Chama-se “Confirmação” porque confirma o Batismo e reforça a sua graça (cfr Catecismo da Igreja Católica, 1289); como também “Crisma”, pelo fato de que recebemos o Espírito através da unção com o “crisma” – óleo misto com perfume consagrado pelo bispo – termo que nos leva a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito Santo.
            Nas últimas semanas refletimos sobre o Batismo, sacramento essencial na nossa vida de cristão. Porém , “sem a força do Espírito Santo, não podemos fazer nada: é o Espírito que nos dá a força para seguir adiante. Como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada um dos seus membros está sob a guia do mesmo Espírito”, afirma o papa.
            A vida de Jesus foi toda regida pelo Espírito Santo, desde a sua concepção até o momento de sua ressurreição. Sua vida missionária começa nas águas do Jordão, onde ele é consagrado pelo Espírito (cfr Mc 1, 10; Jo 1, 32). Jesus é pleno do Espírito Santo,  fonte do Espírito prometido pelo Pai(cfr Jo 15, 26; Lc 24, 49; At 1, 8; 2, 33). E como anunciado por Ele, depois da sua ressurreição,  ele presenteia a igreja e os Apóstolos de uma forma muita linda com a força do Espirito Santo (cfr At 2, 1-4; At 2, 1-4).
            A celebração de Pentecostes é o impulso missionário que nos convida a doação de nossa vida pela santificação dos homens. Em todos os sacramentos há a ação do Espírito, porém na Confirmação é de forma especial, pois “os fiéis recebem como Dom o Espírito Santo” (Paulo VI, Cost. ap. Divinae consortium naturae). E no momento de fazer a unção, o bispo pronuncia estas palavras: “Receba o Espírito Santo que te foi dado como dom”: é o grande dom de Deus, o Espírito Santo, afirmou o santo padre.
            Papa Francisco finalizou a catequese dessa semana, dizendo que no Batismo é o Espírito Santo que nos mergulha em Cristo. Porém, na Confirmação é Cristo que nos enche do seu Espírito, fazendo-nos suas testemunhas e participantes da mesma missão.
            Como é belo saber que Jesus no seu infinito amor nos concede todos os dias o Espírito Santo. Se vencemos as batalhas do dia a dia é por meio d’Ele, pois Ele habita em nosso coração, nossa alma e guia cada passo. Que possamos ser semelhantes a Jesus e não cansar de pedir a ajudar do Espírito Santo nos momentos de alegria e tristeza. É por meio d’Ele que alcançaremos a santidade.

Abraço Fraterno
Juliana Gonçalves - Minions Católicos 1.0

Comentários