Santíssima Trindade




Olá, querido irmão! Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. Você conhece sobre esse mistério? Confesso que estudar para esse texto me fez aprender muito e fazer o Sinal da Cruz com muito mais fé. Vamos partilhar juntos o significado desta solenidade?
Na semana passada refletimos sobre a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. No dia em que o Espírito Santo veio sobre os apóstolos se revelou plenamente a Santíssima Trindade, pois o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “o Mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. (...) É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades de fé.’”[i] Sendo assim, já entendeu a importância do dia de hoje para a Igreja, não é, irmão?
A Santíssima Trindade é tão importante na nossa fé, que no Sacramento do Batismo, que é a nossa entrada na vida da Igreja, somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme ordenado pelo próprio Jesus (Mt 28, 19).
Mas, como assim? É um? São três? Como que é essa história aí?
A palavra trindade vem do latim, trinitas, que significa tríade[ii]. O uso desse termo indica que são três pessoas diferentes, que se relacionam entre si. O Filho é gerado pelo Pai enquanto Pessoa Divina, conforme indicado pelos próprios nomes. O Espírito Santo procede de ambos, do Pai e do Filho, como indicado no Evangelho de João: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15, 26)[iii].
As três Pessoas divinas são Deus e Deus é único, conforme nos é revelado desde o Antigo Testamento: “Portanto, reconheça hoje e medite em seu coração: Javé é o único Deus, tanto no alto do céu, como aqui embaixo na terra.” (Dt 4, 39) O Catecismo nos diz ainda que “os cristãos são batizados ‘em nome’ do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e não ‘nos nomes’ destes três, pois só existe um Deus, o Pai Todo-Poderoso, seu Filho Único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade”[iv].
 Não parece muito lógico, não é? Eu sei, sou de exatas, e sei que pela racionalidade humana, não faz o menor sentido. Isso é o Mistério de Deus, algo que não pode ser compreendido facilmente pela nossa razão, mas é revelado em parte para nós por Jesus Cristo[v].
Espero que o texto de hoje tenha contribuído para o seu crescimento na fé, tanto quanto me ajudou! Já fez o Sinal da Cruz hoje?
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Fiquem com Deus!

Camila Azevedo – Minions Catolicos 1.0


[i] CIC 234
[ii] YOUCAT, p.34 (nota na lateral)
[iii] ACIDIGITAL. 12 chaves para compreender o dogma da Santíssima Trindade. 2017. Disponível em:  https://www.acidigital.com/noticias/12-chaves-para-compreender-o-dogma-da-santissima-trindade-92524 acesso: 15. Mai. 2018.
[iv] CIC 233
[v] YOUCAT 36


Comentários