São Beda o sacerdote e médico



“Valente é o guerreiro que poderá vencer a si mesmo.” (São Beda)
Boa tarde irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Como têm passado? Hoje, dia 25 de maio, comemora-se o dia de São Beda, o santo e doutor da Igreja que é conhecido como Venerável.
Muito do que se conhece sobre a vida de São Beda, foi retirado do livro que ele mesmo escreveu “História da Inglaterra”, livro que é considerado um dos mais raros e completos registros da formação dos ingleses antes do século VIII. Pode-se afirmar que Beda nasceu em 672, na Inglaterra e foi levado aos sete anos de idade ao mosteiro, para que pudesse receber a educação pelos monges.
São Beda era muito inteligente e tinha dons impressionantes. Ele foi educado e orientado espiritualmente por São Bento Biscop, que era abade do mosteiro. Aos 19 anos recebeu o diaconato e aos trinta, o sacerdócio.
Segundo o próprio São Beda, as maiores satisfações da sua vida estavam em três verbos: aprender, ensinar e escrever. E ele escreveu muito! Percebeu que um sermão poderia ser ouvido por várias pessoas, porém as obras escritas poderiam ser lidas por milhares de pessoas e durariam por muito tempo. Ao todo foram 60 obras, estas sobre teologia, filosofia, cronologia, aritmética, gramática, astronomia, música e medicina. O santo tinha linguagem acessível e simples, ajudou a formar várias gerações de monges.
O papa Gregório II chamou Beda a Roma para ser seu auxiliar, mas o santo pediu que permanecesse na solidão do mosteiro Jarrow, de onde saiu poucas vezes para estabelecer as bases da Escola de York, onde formou-se Alcuíno, mestre da corte carolíngia e fundador da primeira universidade de Paris.
Em 25 de maio de 735, quando São Beda estava com 63 anos, foi embora para junto do Pai. Foi proclamado santo e doutor da Igreja em 1899, pelo papa Leão XIII.
São Beda, rogai por nós!
Amanda Batista – Minions Católicos 1.0

Comentários