Beato Papa Paulo VI


“A paz não é espera nem descanso. É um equilíbrio que se mantém no movimento e que desdobra constantes energias de espírito e de ação. É uma força inteligente e viva. Dizer sim à paz é dizer sim a Deus” [i]

Olá amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Neste pequeno texto, tentarei explicar um pouco sobre Paulo VI, o papa de número 262 da história da Igreja Católica.
Paulo Vi nasceu no dia 26 de setembro de 1897, seu nome é Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini e é proveniente da cidade italiana de Concesio.
 Giovanni entrou para o seminário no ano de 1916. Depois de ser ordenado em 1920, estudou ainda na Universidade Gregoriana, na Universidade de Roma e na Pontifícia Academia Eclesiástica, ele tinha um talento notável para a vida religiosa, foi o que o levou a desenvolver uma carreira na Cúria Romana.
            Em 1958, foi nomeado cardeal por João XXIII no ano que foi eleito, e em 1963 foi eleito para, escolhendo o nome de Paulo VI, e concluiu os trabalhos do Concílio.
            Paulo VI escreveu sete encíclicas, entre elas a “Humanae vitae” em 1968, sobre a regulação da natalidade, e a “Populorum progressio” em 1967, sobre o desenvolvimento dos povos, tendo instituído o Sínodo dos Bispos e o Dia Mundial da Paz, também era devoto de Maria e publicou três encíclicas marianas, discursou várias vezes para congressistas marianos e participou de várias reuniões.
            Ele foi o primeiro papa a viajar de avião e o primeiro a visitar os cinco continentes. Chegou até a sofrer uma tentativa de assassinato nas Filipinas, também foi o primeiro papa a conversar com o líder da Igreja Anglicana e o primeiro, depois de muitos séculos, a conversar com dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas do Oriente.
            Paulo VI ocupou o posto de Supremo Pontífice por 15 anos. Faleceu no dia seis de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. O processo de beatificação de Paulo VI começou em 1993, e recentemente o Papa Francisco anunciou que Paulo Vi será canonizado ainda em 2018, e o milagre necessário foi a cura de um bebê ainda no ventre da mãe.
            Existe uma frase de Paulo VI que diz: Toda a vida exige luta. Aqueles a quem tudo lhes é dado se tornam preguiçosos, egoístas e insensíveis aos valores reais da vida. O esforço contínuo e trabalho duro que constantemente tentamos evitar é o principal bloco de construção da pessoa que somos hoje.
Natan Ribeiro – Minions Católicos 1.0

[i] Paulo VI

Comentários