Evangelho de Lucas 2,41-51



“Amemos a Jesus com o Coração de Maria. E a Maria com o Coração de Jesus. E não tenhamos senão um só coração e um só amor com Jesus e Maria”.
(São João Eudes)

“Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. (Lucas 2,48)

Maria se encontrava muito preocupada, pois já fazia alguns dias que seu Filho havia desaparecido em meio a festa a qual Ele tinha ido com seus pais a Jerusalém. Jesus não lhe causava preocupação, mas o coração de mãe estava angustiado sem saber o que havia ocorrido de fato.
Então retornaram a Jerusalém, e depois de três dias o encontraram no templo no meio dos mestres, ouvindo e fazendo perguntas e todos aqueles que ouviam o menino ficavam encantados com tamanha sabedoria.
E quando seus pais se aproximam e sua mãe o questiona Ele responde:
“Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”
(Lucas 2, 49).
Era como se respondesse: Minha mãe, não se preocupe, não sabeis que devo me ocupar com as coisas de meu Pai? Essa é a minha missão.
Maria ainda não compreendia bem qual era a missão de seu filho. “Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera”. (Lucas 2,50)
Ela sabia que Ele era especial, pois o anjo lhe havia revelado, mas não tinha noção da grandiosidade que seu Filho possuía, porém ela entregava seu coração todos os dias ao Pai. O coração de Maria deve ser um grande exemplo a ser seguido, pois é repleto de bondade, pureza e obediência, um coração que passou por muitas aflições, dificuldades, mas sempre confiou no Pai.
Mesmo que tenhamos o nosso coração em Deus, teremos aflições, pertubações, preocupações, mas precisamos fazer como Maria, confiar sempre no Pai.
Maria representa o coração de todas as mães, aquelas que sofrem com seus filhos por diversos motivos, aquelas que não tem seus filhos mais ao seu lado, independente de onde estão. Porém devemos pedir a intercessão de Maria, ela sabe como é o sofrimento de uma mãe, o quanto fica angustiado e machucado o coração de uma mãe que sofre por seu filho.
Que o coração de Maria nos conduza para encontrarmos o Reino de Deus, que sejamos como ela, servos que muitas vezes mesmo sem entender, jamais deixou de dizer o seu SIM ao Pai.

A minh’alma glorifica o Senhor...
A minh'alma glorifica o Senhor...

A tua disposição vem nos ensinar
Que é preciso dizer sim a Deus, saber amar.

Como tu, Maria, eu também quero estar disponível, quero te imitar.
Como tu, Maria, em louvor e em plena alegria quero ir aonde Deus mandar.

A minh'alma glorifica o Senhor,
exulta de alegria por Seu imenso amor.
Como em ti, ó Mãe,
em nós fez maravilhas o Senhor
E Seu amor nos leva a ir
aonde Ele nos mandar. (bis)

Aonde Ele nos mandar...

(Como Tu, Maria – Comunidade Católica Shalom)


Adriana Martins – Minions Católicos

Comentários