Evangelho de Mateus 5,33-37



Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.

(
Colossenses 3:9)


Meus irmãos, nesse Evangelho vemos orientações de Jesus sobre algo muito importante para os cristãos, a palavra. É através dela que demonstramos ser pessoas diferenciadas, que não estão ligadas as coisas desse mundo, mas sim em sintonia com o Senhor.
Foi falado aos antigos que não devemos jurar falso, sabemos que esse é o oitavo mandamento da lei de Deus (8 – Não levantar falso testemunho).
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. (Mateus 5,34-36)
Jesus nos pede para que não façamos juramentos de modo algum, precisamos ser pessoas de palavra. Quando pecamos contra esse mandamento, estamos pecando contra a verdade, e isso não pode acontecer, pois quando isso ocorre, muitas vezes estamos prejudicando o próximo.
O pecado da mentira quer se tornar presente nos relacionamentos, seja nos pessoais ou nos de trabalho. O maligno tenta invadir os relacionamentos, causando dessa maneira a discórdia entre os filhos de Deus.
Sabemos que hoje com tantos recursos que temos como meios de comunicação, também pode acontecer da verdade ser repassada de uma maneira distorcida. Ao passarmos alguma informação estamos correndo o risco de sermos induzidos a cometer erros.
Temos o livre arbítrio para decidirmos sobre nossas intenções, se serão boas ou más?
Ao fazermos algum comentário do próximo, também devemos tomar muito cuidado, pois a interpretação de quem escuta pode ser compreendida de forma errada, e assim afetar as pessoas.
Não temos a necessidade de jurar por Deus ou por alguma de suas criações, a nossa palavra dessa firme, juramentos são desnecessários para quem acredita em Deus.
Naquele tempo os fariseus acreditavam que somente quando juravam por Deus ou por coisas sagradas estavam realmente dando sua palavra que assim iam realizar aquilo que haviam dito, pois eles tentavam mudar os mandamentos para se beneficiarem. Não podemos interpretar os mandamentos de Deus da maneira que nos convém, por isso que independente de juramentos precisamos cumprir aquilo que falamos e assim espalharemos a luz do Senhor nesse mundo.
Que nossa palavra seja firme, e que possamos sempre estarmos seguindo o caminho do Senhor que nos conduzirá a vida eterna. Amém!

Firme nas promessas do meu Salvador
Cantarei louvores ao meu Criador
Fico, pelos séculos do seu amor
Firme nas promessas de Jesus!

Firme, firme
Firme nas promessas de Jesus, meu Mestre
Firme, firme
Sim, firme nas promessas de Jesus!

Firme nas promessas, hei de trabalhar
Tendo o Verbo eterno sempre a me amparar
Mesmo em tempestade vou sem vacilar
Firme nas promessas de Jesus!

Firme nas promessas, sempre vejo assim
Purificação no sangue, para mim!
Plena liberdade gozarei, sem fim
Firme nas promessas de Jesus!

Firme nas promessas do Senhor Jesus
Em amor ligado com a sua cruz!
Cada dia mais me alegro em sua luz
Firme nas promessas de Jesus

(Firme Nas Promessas-Fernandinho)
Adriana Martins
Minions Católicos 1.0

Comentários