“Trabalhai para que esta Igreja se transforme, para que seja viva, porque se deixa interpelar pelos gritos dos desprovidos de direito” Papa Francisco
“pois no momento favorável, eu te ouvi!" II Cor 6,2
Olá, a paz de Jesus Cristo, o amor de Maria e a proteção dos Santos Anjos!
No evangelho de hoje Jesus ainda no Sermão da montanha nos fala sobe a expressão da época de “olho por olho e dente por dente”. Que tratava de uma norma para controlar a violência, significando que não teria uma pena maior que o crime que foi cometido. Porém ele completa dizendo “Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!”. E lembra-nos que o velho testamento passou e nós vivemos o novo testamento, portanto a página foi virada e agora é a nova lei de Jesus.
Jesus vem derrubar essa lei justamente porque a sua é a lei do amor. O sermão da montanha nos traz critérios para vivermos, reforçando que é mais do que nossa obrigação amar na medida do coração de Deus em nossos relacionamentos com as pessoas.
Praticar o perdão, a misericórdia e a compreensão em relação a todas as pessoas com que nos relacionamos, pois temos convicção que o bem é que vence o mal e que a violência nada restaura. Como cristãos que somos acreditamos na força da prática de bem na construção pacífica do relacionamento entre as pessoas e esse é um grande desafio.
Sejamos audaciosos indo além da medida do amor nessa semana sem nos apegarmos ao que é material, pois como disse o próprio Jesus: “Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.”
Isso tudo nos ajuda compreender que não é sobre bens materiais que devemos focar nossa atenção, pois a proposta de Jesus vai muito além, ela que tocar os corações e trazer paz e consolação.
Uma boa orientação é dada pelo próprio Papa Francisco no prefácio do DoCat:
“Quando hoje vos convido a conhecer realmente a Doutrina Social da Igreja, não estou a imaginar apenas grupos de estudo debaixo de uma árvore. Isso é bom! Fazei isso! Mas o meu sonho é maior: eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira, seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento. O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria. Ide também para a política e lutai pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. Todos vós sois a Igreja. Trabalhai para que esta Igreja se transforme, para que seja viva, porque se deixa interpelar pelos gritos dos desprovidos de direitos, pelos clamores dos que sofrem todo o tipo de necessidade e daqueles pelos quais ninguém se interessa.
Ponde‑vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós. E talvez então vós sereis como tochas que tornam mais claro para esta Humanidade o caminho para Deus. Por isso dou-vos hoje este excelente livro, para que ele acenda em vós um fogo. Eu rezo por vós todos os dias. Rezai também por mim!” Papa Francisco
E para concluirmos vemos na primeira leitura uma injustiça cometida com Nabot que não cedendo a uma solicitação errada do rei pagou com a própria morte. E o salmo responde essa leitura com uma linda passagem de conforto dizendo: "Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos." Essa leitura nos traz grande conforto mas também grande responsabilidade de estar e permanecer sempre no caminho reto.
Que Deus nos ajude a viver nossa busca pela santidade diariamente !
Que Deus nos ajude a viver nossa busca pela santidade diariamente !
Paz e bem,
(Carina Andriotta – Minions Católicos 1.0)
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco através do email: minionscatolicos@gmail.com