Evangelho (Mt 7,15-20)



“Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons” (Mt 7, 17-18).
Bom dia meus irmãos, a paz de Cristo e o amor de Maria estejam contigo! Vamos à reflexão da liturgia de hoje? No Evangelho de hoje Jesus vem nos alertar contra os falsos profetas: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas?” (Mt 7, 15-16). Pensemos aqui: quais são os falsos profetas que estamos deixando tomar conta das nossas vidas? São tantas ideologias que dizem que são boas, mas que quando vamos ver mais a fundo não é bem assim.
Vamos citar como exemplo o feminismo. Eles dizem: o feminismo é a luta por direitos iguais entre homens e mulheres, dar poder (“empoderamento”) às mulheres oprimidas pelo machismo, essas coisas. Mas o que vemos na prática é as mulheres querendo privilégios, não direitos iguais, querem se tornar “mulheres opressoras”. Elas são favoráveis a legalização do aborto, porque “se homem pode fazer o filho e abandonar, mulher também tem o direito de escolher ter o filho ou não”. Já diria a música do Padre Zezinho: “Laranja lima também é doce no momento, mas logo após tem gosto amargo até demais”.
O Evangelho diz: “Pelos seus frutos vós os conhecereis” (Mt 7, 20). Como é que uma árvore “ruim” vai dar bons frutos? Será que isso está roubando o lugar de Deus na nossa vida? Qual a importância que Deus está tendo na minha vida? Que nós possamos hoje fazer essa reflexão, e cortar toda e qualquer ideologia que possa produzir frutos ruins na nossa vida.
A primeira leitura de hoje (2Rs 22,8-13;23,1-3) vem complementar o Evangelho. Nela o rei encontra o livro da Lei, que não estava sendo seguida pelo povo de Israel. E ele e todo o povo decidem retomar a Aliança com Deus, seguindo seus ensinamentos. Ali eles se converteram, procuraram mudar de vida, pois reconheceram que daquela “árvore” (a Lei) viriam bons frutos.
E o salmo de hoje (Sl 118) é um pedido a Deus. A resposta é: “Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!”. Que nós possamos pedir a Deus que nos ensine a trilhar seus caminhos, que nem sempre são os mais fáceis, mas com certeza são os melhores. Conhecendo o caminho de Deus fica mais difícil dar lugar às ideologias que tentam roubar o lugar de Deus na nossa vida.
Salve Maria Imaculada!
Caroline Azevedo – Minions Catolicos 1.0


Comentários