Papa Pio XI



            Olá Queridos! Esta semana estamos com um especial sobre os Papas, e hoje conheceremos um pouco mais sobre Pio XI. Nasceu em Désio - Milão em 31 de maio de 1857 recebeu nome de Achille Ratti, filho de Francis e Teresa Galli, o quarto filho da família. O jovem foi educado inicialmente por Pe Joseph Volontieri, estudou os primeiros quatro anos no Seminário de São Pedro em Severo, em seguida os dois primeiros anos do ensino médio no Seminário de Monza e o terceiro curso na faculdade de San Carlo, em Milão. Estudou também no Seminário Maior de Milão.
            Devido ao trabalho do seu pai, a família mudou-se para Turim assim o jovem foi transferido para o Seminário Lombarto em Roma, em 20 de dezembro de 1879 foi ordenado sacerdote na Basílica de San Gioavanni. Em 13 de março de 1882, na Faculdade de Sapienza, formou-se em teologia, no dia 09 de junho do mesmo ano, em licenciatura em direito canônico na Universidade de Gregorian em 23 do mesmo mês, além do diploma em filosofia na Pontifica Academia de St. Tomas.
            No final de 1882 voltou a Milão, e é convidado a ensinar teologia dogmática e eloquência sagrada, no seminário em que foi aluno. Seis anos mais tarde, é cooptado entre os doutores da famosa Biblioteca Ambrosiana, da qual se tornou prefeito em 1907 onde permaneceu cinco anos. Recuperou e restaurou os códigos e pergaminhos da Catedral de Milão, danificados pelo fogo. Chamado a Roma em fevereiro de 1912 pelo Papa Pio X para assumir o cargo de vice-prefeito da Biblioteca do Vaticano, tornou-se prefeito dois anos depois.
            Em 1918, o Papa Bento XV enviou-o à Polônia e à Lituânia, como Visitador Apostólico com tarefa de restaurar as condições instáveis da Igreja naquelas nações, assim sendo foi interrompido sua atividade de bibliotecário. Em 08 de setembro de 1921, tomou posse como arcebispo da Diocese de Milão, após a morte de Bento XV, reuniu-se o Conclave com intervenção de 53 cardeais, quatro dias depois foi eleito Papa com 42 votos. Recebeu o nome de Pio XI.
            Após sofrer muito em janeiro de 1939, morreu no dia 10 de fevereiro, às vésperas de completar o décimo sétimo ano de seu pontificado, seus restos mortais repousam nas Grutas do Vaticano ao lado dos túmulos de Bento XV e Pio X. Fala-se que antes de morrer estava escrevendo um documento contra a discriminação racial e o regime fascista, entretanto não foi confirmado. Conhecer a histórias da Igreja e das pessoas que ela governou mostra-nos um caminho de aprendizagem e santidade. Que Deus nos abençoe!
Paz e Bem!
Naiara Freitas- Minions Católicos 1.0
__________________________________
Texto base disponível em http://w2.vatican.va/content/pius-xi/it/biography/documents/hf_p-xi_bio_20070330_biography.html.

Comentários