Quem foi Lázaro para Jesus?



            Há uns meses atrás senti uma vontade de escrever sobre aquele que Jesus ressuscitou, conhecer mais sobre sua história e a história dessa amizade.
            Na Bíblia fala de dois Lázaros um que fala lá em Lucas (16, 20-31) era mendigo, não tinha ninguém e era indigente, já o Lázaro que está em João (12, 1-8), a quem Jesus ressuscitou e do qual iremos falar hoje, era irmão de Marta e Maria, e muito amigo de Jesus e amado por Ele, como podemos ver em Jo 11,3 "Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas" e diz também em João 11,5: “Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”.
            Essa passagem bíblica que retrata a devolução da vida à Lázaro nos faz crer na ressurreição, mais do que da carne, do espírito, quando morremos para a vida velha e nos tornamos novas criaturas em Deus, e pra isso precisamos viver intensamente o nosso batismo, saindo do pecado e entrando na plenitude do amor.
            Mas nesse texto vamos focar, não no ato da ressurreição de Lázaro, mas no sentimento que Jesus tinha por Lázaro, o amor de amigo, que chorou com sua morte. Em estudo encontrei um texto que dizia: "Jesus sabia que ressuscitaria Lázaro. Mesmo assim, ele se entregou ao choro por causa de seu grande amor e compaixão por seus amigos. Do mesmo modo, se tivermos empatia, isso poderá nos levar a ‘chorar com os que choram’. (Rom. 12:15) Mostrar essa tristeza não indica falta de fé na esperança da ressurreição. Como é bom saber que Jesus, mesmo estando prestes a ressuscitar Lázaro, mostrou empatia pelos enlutados por chorar de modo sincero — deixando um belo exemplo para nós!"
            Quando Jesus recebeu a notícia de que Lázaro estava doente, Ele já sabia que essa doença não tinha a morte por objetivo, por isso ficou dois dias ainda no lugar que se encontrava (Jo 11:6), Ele sabia que essa doença viria a glorificá-Lo como Filho do Altíssimo.
            Lázaro e Jesus eram amigos, Jesus visitava sua família. E qual a nossa relação com Deus? Nós O temos como amigo? Santa Teresa nos diz que "a oração é um trato de amizade com Deus". Nosso objetivo, deve ser, ter sempre uma relação de amizade e amor com Deus, e para chegar nesse objetivo precisamos ter uma vida de oração.
            "Quando nos elegeu, o Senhor nos fez um convite para sermos seus amigos. A nós cabe responder com compromisso e interesse a divina proposta". Essa é uma resposta dada com amor e oferta a alguém que ama e que nos escolheu e nos amou primeiro.
            Jesus é aquele amigo que sempre está de braços abertos para nos acolher, chorar conosco, rir conosco, em todos os momentos Ele estará lá, um amigo fiel. "Com certeza se marcamos com o Senhor às quatro horas para rezar, às três horas Ele já nos aguarda".

Salve Maria Imaculada!
Ágata Sobral – Minions Católicos 1.0

Comentários