Evangelho de Mateus 13,24-30



“O Senhor não vê como o homem:
o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.


Queridos irmãos em Cristo, quando refletimos sobre esse Evangelho, talvez sentiremos um espanto ao depararmos com a passagem onde percebemos que o dono não se preocupa com a separação entre o joio e o trigo.
Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. (Mateus 13,28-29)
Separar é exatamente o que precisamos e devemos fazer em nossa vida, porém antes é preciso analisar onde estamos fazendo essa separação.
Em nosso coração é necessário que haja uma leveza, uma clareza, não devemos deixar tudo misturado, joio e trigo, mas é necessário que saibamos com firmeza o que é joio e o que é trigo em nosso coração, muitas vezes não temos esse discernimento. Para isso é preciso pedir a Deus que nos mostre o que é cada um, pois os sentimentos que não são de Deus não devem permanecer em nosso coração, pois somente o que vem de Deus tem o poder para nos santificar.
Uma vez que conseguimos distinguir o joio do trigo em nosso coração devemos sacudir todo joio e queimá-lo para que não faça mais morada em nosso interior.
Na nossa humanidade o joio e o trigo estão caminhando juntos, pois o mundo é cada um de nós, e hora somos joio e hora somos trigo, por isso é tão importante que peçamos a Deus um coração cada vez mais puro, para que o trigo seja maior em nosso íntimo.
Mesmo desejando ser trigo, muitas vezes espalhamos o joio pelo mundo, quando fazemos uma fofoca por exemplo, é um joio que causa muitos conflitos entre as pessoas.
Os sentimentos, os pensamentos negativos que diversas vezes nos rodeiam, são joios que nos prejudicam e prejudicam ao próximo, por isso necessitamos muito da misericórdia de Deus, para que assim sejamos purificados pelo seu imenso amor.
Somente através da misericórdia do Senhor poderemos ver o joio se transformar em trigo, por sua graça veremos verdadeiros milagres de pessoas que eram “joios” se transformando em trigo, temos como um grande exemplo Saulo, que após a sua conversão, transformando todo o seu joio em trigo, tornou-se Paulo, um apóstolo de Cristo.
 Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? ”
Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.. (Atos 9,3-6)
As vezes pensamos por que os maus não são excluídos do nosso mundo? Primeiro porque em muitas ocasiões também iriamos, quando o joio está maior que o trigo em nós, e segundo porque o nosso Deus é o Pai da misericórdia, Ele está esperando pela nossa conversão.
Por isso meus queridos irmãos, roguemos ao Pai para que nos auxilie em nossa conversão, que Nossa Senhora interceda por cada um de seus filhos, transformando todo o joio que existe em nós em trigo. Amém!

Na vinda de Cristo haverá separação
Dos filhos de Deus e da perdição
 Neste grande dia que não tarda chegar
O trigo e o joio vão se separar
O joio no fogo lançado será,
Mas o trigo no celeiro Jesus vai guardar
No meio do trigo, joio apareceu,
Mas o Senhor daquele que é seu
A vinda de Cristo muitos vão lamentar
Porque não quiseram a Cristo aceitar
Olhe irmão querido vamos vigiar
Para com o joio não se contaminar
(O trigo e o joio – Cecília de Souza)

Adriana Martins – Sentinelas do Humor

Comentários