Evangelho de Mateus 9,14-17





“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda”. (Mateus 9,16)




Irmãos, refletindo sobre o Evangelho de hoje, podemos observar o quanto somos lentos para aquilo que está relacionado a Deus, aos seus ensinamentos, a sua Palavra, pois essas questões exigem de nós sempre uma resposta acompanhada de muito amor.
Talvez a questão maior não seja em ouvir a Palavra, mas sim de compreendê-la e colocá-la em prática.
Nesse Evangelho o Senhor vem nos dizer:
“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”. (Mateus 9,16-17)
O Senhor nos mostra que tudo deve estar exatamente no seu lugar correto, que não podemos viver “remendando” nossa vida, pois precisamos assumir a verdade.
Não podemos fingir que estamos trabalhando quando não estamos, fazer de conta que amamos quando na verdade não temos esse amor, ou seja, que não devemos colocar vinho novo em odres velhos, pois se assim fizermos, teremos um grande prejuízo.
Devemos sempre estarmos junto com a verdade, sem remendos, não podemos ser o morno, pois sabemos o que o Senhor nos diz sobre ser morno:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Vamos pedir muito ao Pai para que tenhamos força para não sermos levados por aquilo que é cômodo, que é mais fácil, necessitamos que a Palavra de Deus tenha efeito em nossos corações, em nosso trabalho, em nosso lar, em nossas atitudes em nossa vida como um todo.
Devemos viver com muita confiança no Senhor e ter a consciência que para seguir o Seu caminho, muitas vezes é necessário fazer renúncias, para colocarmos em prática o que o Senhor nos ensina.
Busque sempre a verdade, e assim a mão poderosa do Senhor estará pronta para lhe abençoar!


O amor me faz compreender que me basta o que vem de meu Deus
A graça que me sustenta vem do Espírito de Deus.

Então vem, Espírito Santo com tudo que tens e tudo que és
Oh, oh! Vem, Espírito de Deus do alto de Tua casa
Traz vinho novo aos odres meus.

E não me deixa esquecer que o caminho que trilho é de cruz
E que apesar dos espinhos à eterna vida me conduz.
(Vinho Novo – Padre Zeca)
Adriana Martins - Minions Católicos 1.0

Comentários