Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jo 20, 28
Olá, a paz de Jesus Cristo, o amor de Maria e a proteção dos Santos Anjos!
A liturgia de hoje traz em destaque o Santo do Dia, São Tomé, que através dele Jesus nos revelou ensinamentos maravilhosos.
Tomé era um dos doze apóstolos de Cristo, mas não estava com eles quando Jesus ressuscitou. E não acreditou nos apóstolos que falaram terem visto Cristo, dizendo: “Se eu não vir às marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. E oito dias depois estavam reunidos os discípulos, Tomé estava com eles, Jesus chegou e a partir daí temos a oportunidade de vivenciarmos uma grande profissão de fé.
São Tomé foi tão humano que duvidou, mas foi tão apóstolo que nos deixou uma linda oração brotada do seu mais íntimo, ao ver e tocar as chagas de Jesus diz: “Meu Senhor e Meu Deus”.
A incredulidade de São Tomé se tornou para nós mais proveitosa que a certeza dos outros apóstolos. Pois ao ser reconduzido a fé porque pôde tocar tornou-se testemunha da realidade da ressurreição. E essa passagem é mais uma comprovação da existência de Jesus, pois essa situação dificilmente os escritores da época teriam condições de inventar, e não iriam criar uma situação de incredulidade, pois isso poderia retirar a autenticidade dos escritos.
E mais que isso, hoje nos reconhecemos como São Tomé, pois nossa fé não é baseada na nossa visão, e o próprio Jesus termina o evangelho dizendo “Bem aventurados os que creram sem terem visto!”. Que sejamos incluídos nessa bem aventurança e que nossa fé se reverta em boas obras, pois Jesus Ressuscitado está entre nós, continua agindo no mundo para livrá-lo de todas as feridas e precisa de discípulos comprometidos como Tomé.
Apresentemos nossas dúvidas a Jesus para que Ele também nos diga: “não sejas incrédulo, mas fiel”. Como São Tomé que a partir da sua incredulidade teve uma experiência de fé e mudou totalmente o seu ser, façamos nós também essa experiência íntima com Jesus Cristo para selar em nós essa fé, essa entrega e assim possamos bradar verdadeiramente “Meu Senhor e Meu Deus”, e que essa oração aquece profundamente nossos corações.
Tomando posse dessa paz que Jesus nos dá possamos nos apropriar daquilo que Paulo nos diz na primeira leitura de Efésios “Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus”. E com isso assumiremos a missão que o refrão do Salmo nos exorta “Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.”, só podemos verdadeiramente transmitir a palavra de Deus a partir do momento que tivermos uma experiência pessoal com Jesus Cristo.
Convido vocês a fazerem a experiência de no silêncio da alma, no momento da consagração Eucarística rezem: “Meu Senhor e Meu Deus”.
São Tomé intercede por nós, para que sejamos, verdadeiramente, instrumentos de Deus no mundo. Amém!
Paz e Bem,
Carina Andriotta – Minions Católicos
Meu senhor e meu Deus, meu senhor e meu Deus
Meu senhor e meu Deus, eu creio
Mas aumenta minha fé
Meu senhor e meu Deus, eu creio
Mas aumenta minha fé
Dá-me uma fé viva, dá-me uma fé nova
Traduzida na vida, testemunhada
No amor pelos irmãos
Traduzida na vida, testemunhada
No amor pelos irmãos
Meu Senhor e Meu Deus – Eugênio Jorge
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco através do email: minionscatolicos@gmail.com