Evangelho (Mt 12,38-42)

Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Mt 12, 39

A paz de Jesus o amor de Maria e a proteção dos Santos Anjos!
Hoje no evangelho alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Porém Jesus responde: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”.
Precisamos primeiro compreender o que significa uma geração adúltera? Quando Jesus diz isso ele refere-se ao relacionamento entre Deus e seu povo que é uma aliança como um casamento, pois só Ele é Deus, e quando nós cultuamos outros deuses que não o Deus verdadeiro nós nos tornamos essa geração adúltera.
E que tipo de sinais os fariseus queriam? Milagres de prosperidade, curas, libertações, sinais visíveis. É muito fácil aceitar um Jesus “milagreiro” que atende nossas orações, mas acabam se aproximando de Jesus apenas para pedir sinais.
Porém diferente dos mestres da Lei e dos fariseus nós sabemos que quando oramos a oração cristã pedimos que seja feita a vontade de Deus e não a minha vontade.
 Se olharmos nossa vida após nossa conversão qual é o olhar de Jesus para nós? Como ele olha para nossa vida de oração? Eu estou me convertendo ou me perdendo? Se nossas práticas espirituais não estiverem sendo expressão de um coração convertido estaremos em perigo, correndo o risco de endurecermos nossos corações.
Na primeira leitura de Êxodo diz “endurecerei o coração dos egípcios”, e essa palavra vem nos ajudar a compreender que se em contato com a palavra de Deus, nós estivermos sem fé o nosso coração passará por um deserto espiritual e aí teremos a triste experiência do endurecimento do coração.
Não sejamos como esses fariseus que só desejam que suas próprias vontades sejam feitas. Pois assim como Jesus nos disse: essa geração que pedia sinais só será dado o sinal do profeta Jonas, que é a pregação que converteu Nínive, e pela força da ressurreição, pois assim como Jonas ficou três dias na barriga da baleia esse foi o mesmo período entre a morte e a ressurreição de Jesus.
Jesus já nos deu seu maior sinal que é a ressurreição e nós ainda pedimos sinais? Ainda fazemos chantagem com Deus? Ainda não buscamos nossa santidade? Ainda duvidamos do seu amor por nós?
Não nos apeguemos a sinais e prodígios, Deus pode e faz milagres até mesmo muito mais que possamos imaginar e o faz as escondidas e transforma o mundo, sobretudo a transformação que vem de dentro do coração das pessoas. Ele é bom e está presente em todos os momentos tocando o seu coração e revelando a sua misericórdia.  
Jesus nunca fez milagre para se promover, mas para cumprir as profecias e sempre com o objetivo de ser sinal de fé e cura interior nas pessoas.
Para quem muito foi dado muito será exigido, por isso como o refrão do salmo digamos Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!” e peçamos a graça da conversão contínua e que todas as práticas espirituais como jejum, participação eucarística, oração, caridade sejam formas de nos aproximarmos cada vez mais do Senhor e dos irmãos, sendo instrumentos de conversão ao nosso próximo e realizando a vontade de Deus em nossa vida.             
Sejamos outro Jesus, superiores a sabedoria de Salomão e maior que Jonas, promovendo a difusão da Boa nova do reino dos Céus a todas as pessoas.
Carina Andriotta – Minions Católicos

Estou aqui pra ser amado e te amar
Te olhar nos olhos e deixar-me apaixonar
Diante de Ti pra me render ao Teu amor

E confessar minhas fraquezas; sou pecador
Também estou aqui pra pedir perdão
Pelas almas que ainda não buscam Teu coração

Te amar por quem não Te ama
Te adorar por quem não Te adora
Esperar por quem não espera em Ti
Pelos que não crêem

Eu estou aqui!!!

Anjos de resgate

Comentários