Evangelho (Mt 13,31-35)

“O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. Mt 13, 31-32

A paz de Jesus o amor de Maria e a proteção dos Santos Anjos!
Hoje último dia do mês e fim do mês de férias. Já nos direcionamos para o final de mais um ano... Momento propício para pedirmos perdão pelos erros passados e olharmos para frente e, nessa sistemática a liturgia está demais! São palavras fortíssimas para gravar firmemente no coração!
 Iniciemos com a primeira leitura do profeta Jeremias que diz "Assim farei apodrecer a grande soberba de Judá e de Jerusalém; este povo perverso, que se recusa a ouvir minhas palavras, convive com a maldade no coração, e vai atrás de deuses estrangeiros, prestando-lhes culto e prostrando-se diante deles será como este cinto que não serve mais para nada."
Nos nossos dias quais são os deuses que pode nos perder se o cultuarmos? O que pode nos fazer deixar as coisas de Deus de lado? O dinheiro pode ocupar esse lugar de ídolo, às vezes as pessoas dizem que o dinheiro compra tudo, tudo de material, pois ele também pode nos fazer perder aquilo que é graça de Deus em nossa vida. Não permita que ele roube o seu tempo e te tire do caminho de Deus.
Que Deus nos ajude a não termos um coração apegado a bens materiais desse mundo e nem coloquemos os bens, as pessoas, os nossos propósitos no lugar de Deus. Podemos ter pessoas como referenciais, mas nunca como ídolos, pois isso nos afasta do coração de Deus.
E que não sejamos como aquele povo como diz o salmo que Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.” Com certeza Deus já fez muitas obras maravilhosas na sua vida, só o dom da vida já é gratidão eterna, que não sejamos ingratos como diz o refrão do salmo “Esqueceram o Deus que os gerou!”.
Deus muitas vezes coloca em nossas vidas muitos profetas que nos apontam o caminho e as leis de Deus, pode ser um padre, um amigo, nossos pais e como será que eles tem nos encontrado quando chegam para nos orientar?
E o evangelho de hoje? Bem nos fala sobre o Reino dos Céus... Com Jesus comparando o Reino a uma semente de mostarda, que é a menor semente que existe. Então podemos perceber que apesar de nossa pequenez Deus nos chama a sermos corajosos a nos despojarmos dos excessos e dos ódios que insistimos em guardar. Para enfim como a árvore da mostarda que fica maior que as ouras plantas Deus nos chama a florescer e nos tornarmos grandes, pois Ele tem planos grandiosos a cada um.
E como instrumentos desse Deus que nos capacita, ofereçamos nossos galhos “de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”, esses pássaros são nossos irmãos que aparecem precisando de consolo, de abrigo, de afago, de amor fraterno.
Ofereçamos nossa pequenez ao Senhor e Ele multiplica os pequenos gestos e os tornam com grande significado. Seja um bom dia, um sorriso, um gesto de civilidade, um ato de amor ao necessitado, o perdão de coração, são gestos tão pequenos, mas o reino dos céus também é comparado ao fermento que faz a massa crescer. Essa pequenez do grão de mostarda é comparada ao reino dos céus também quando nós engrandecemos todas as outras coisas em nossas vidas e não damos espaço para as belezas de Deus e isso as torna pequenas diante das nossas prioridades.
Nada passa despercebido e fica sem valor aos olhos de Deus por isso a partir do dia de hoje valorizemos a simplicidades do nosso cotidiano. E prestemos atenção que Deus está agindo no coração das pessoas, abramos nossos olhos e ouvidos para compreendermos tais realidades. E tenhamos uma ótima semana!

Pra Ser Feliz
Ás vezes é mais fácil reclamar da sorte
Do que na adversidade ser mais forte
Querer subir sem batalhar
Pedir carinho sem se dar
Sem olhar do lado
Já imaginou de onde vem a luz de um cego
Já cogitou descer de cima do seu ego
Tem tanta gente por ai
Na exclusão e ainda sorri
Tenho me perguntado
Pra ser feliz
O que é que o ser humano necessita
O que é que faz a vida ser bonita
A resposta, onde é que está escrita
Pra ser feliz
O quanto de dinheiro eu preciso
Como é que se conquista o paraíso
Quanto custa, pro verdadeiro sorriso
Brotar do coração.
Talvez a chave seja a simplicidade
Talvez prestar mais atenção na realidade
Por quer não ver como lição
O exemplo de superação
De tantas pessoas
O tudo ás vezes se confunde com o nada
O sobe e desce da misteriosa escada
E não tem como calcular
Não é possível planejar
Não é estratégico


 Carina Andriotta – Sentinelas do Humor

Comentários