O tempo: um presente ou um adversário?


            O tempo, uns dizem que ele tudo cura, outros que ele só machuca. Ninguém vai te ensinar a lidar com ele, mas ele sempre vai ter algo para nos ensinar. De fato, o tempo é fascinante. Uns vivem no passado, outros sempre imaginando sobre o futuro. Ele é igual para todos, 24 horas, sete dias por semana, ninguém é privilegiado com mais horas ou dias, cabe a nós sabermos usá-lo da melhor forma possível, sem deixar que ele passe despercebido por nós.
            Na nossa vida não há falta de tempo, o que temos é excesso, vivemos no mundo onde somos cheios de informações a toda hora, nas redes sociais principalmente, sabemos o que acontece no mundo apenas com um click, com as inúmeras coisas que temos disponíveis a nosso alcance ficamos desnorteados e perdemos o nosso foco principal e assim gastamos tempo desnecessário.
            Lendo para produzir esse texto, vi que em um livro chamado 'A tríade do tempo' de Christian Barbosa. Lá ele fala que nossas atividades devem ser divididas em 'importantes, urgentes e circunstancial', mas no nosso dia-a-dia, o que se encaixa como importante? Ou como urgentes? E, circunstancial? O seu importante hoje é seu trabalho? Sua família? Seus estudos? Seu relacionamento com Deus? Seus bens materiais?
            No inicio da Bíblia, lá em Gêneses, fala que Deus nos criou a Sua imagem e semelhança (1:26), se nosso maior tempo não é gasto com Ele, primeiro que não estamos cumprindo aquilo do porque Deus nos criou, nem estamos seguindo o que Jesus nos pediu 'amar a Deus sobre todas as coisas' (Mt 22:37)
Isso não quer dizer que você precise abandonar seus estudos, família ou outras coisas, mas saber e ter clareza de que mais importante do que tudo isso é o Deus que nos criou e que nos concedeu tudo isso que hoje temos.
            "Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus" (Ef 5, 15-16). Devemos ser prudentes do como e com quem gastamos nosso tempo, porque não sabemos quando partiremos daqui para a glória, pois nosso tempo passa como breves pensamentos.
            Diante de tudo isso nos cabe questionar como está nosso relacionamento com Deus, o quanto precisamos melhorar, o quanto gastamos do nosso tempo com Ele. Ele está no quesito importante ou nos circunstanciais? E esses questionamentos vem de encontro com meu texto da semana passada, estamos buscando Ele apenas nas dificuldades ou nas alegria também? Gastar nosso tempo com Deus é criarmos um relacionamento sólido e verdadeiro com Ele. Muitos acham que apenas ir a missa aos domingos é suficiente, oh! pobre enganação. Muitos acham que rezar o terço, ler a bíblia é só para missionários, padres, freias; doce ilusão! Já ouviu aquele ditado que 'só podemos amar aquilo que se conhece', e a Deus não é diferente, eu só posso falar d´Ele se eu tiver um relacionamento sólido com Ele, se eu O busco todos os dias de coração aberto e contrito para ouvir e obedecê-lo.
            Sabendo que nossos dias são corridos, devemos sim abdicar de algo para estar na presença de Deus, não é fácil abrir mão de algo, mas todo Sacrifício quando feito com amor gera alegria. E aqui cai bem a passagem do Evangelho de Mateus (6:33) que diz: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo"
            O Papa Francisco já nos dizia lá em 2013: “Se você não sabe como é a gratuidade de perder tempo louvando a Deus, a missa ficará longa. A eternidade será essa: louvar a Deus. E isso não será chato, será bonito. Essa alegria nós deixa livres”.
E só pra encerrar o texto, deixo um propósito pra você, pra mim, pra quem venha a ler esse texto, gastemos nosso tempo com Deus!! Não há coisa mais gratificantes que gastar nosso tempo com Deus, porque é com Ele que realizaremos aquilo que deve ser realizado, é com Ele que venceremos.

Salve Maria Imaculada!
Ágata Sobral - Sentinelas do Humor

Comentários