São Bento



“Ao mestre cabe falar e ensinar, ao discípulo calar e ouvir.” (São Bento)
Boa tarde pessoal! A paz de Cristo e o amor de Maria! Hoje é dia 11 de julho e dia de São Bento! Tenho um carinho muito especial por esse santo, sendo ele meu Santo de Devoção e fico muito feliz em poder falar um pouco sobre sua vida para vocês! Então, vamos lá?!
Bom, São Bento nasceu no ano de 480, em Umbria, próximo a Roma. Bento era irmão de Santa Escolástica e os dois eram de uma família nobre romana. Desde pequeno o santo demonstrava grande apresso pela oração, deixando de lado seus brinquedos infantis e declarando amor pela oração. Na época da decadência do Império Romano, ele foi enviado para Cidade Eterna para estudar. Mais tarde, foi para Roma estudar filosofia.
Com apenas 15 anos, São Bento encontrou um eremita chamado Romano, que lhe deu um hábito de monge. Romano ensinou muito sobre a vida de eremita a São Bento e levou-o para uma gruta escondida, chamada também de gruta santa, no monte Subíaco.
São Bento ficou por 3 anos nessa gruta, só em oração e estudos, sem receber visitas. Romano o ajudava levando alimentos, porém, em um certo dia, um sacerdote da região estava fazendo seu jantar, quando escutou uma voz dizendo “estás fazendo seu jantar enquanto meu servo Bento morre de fome no deserto”. Esse sacerdote, com muito esforço, foi para o deserto e encontrando a gruta onde estava São Bento, fez uma oração e lhe disse que era o dia Páscoa do Senhor, então serviu-lhe os alimentos. Mais tarde alguns pastores também encontraram o santo na gruta e ele passou a receber muitas visitas de pessoas que pediam orações e conselhos.
A fama de São Bento foi crescendo e ele foi convidado a ser Abade do convento de Vicovaro. Ele desejava prestar um bom serviço, mas percebeu que os monges de lá levavam uma vida que não refletia a entrega incondicional aos ensinamentos de Cristo. Porém, entre os monges foi se formando uma antipatia pelo santo, que acabou transformando-se em uma tentativa de assassinato. Os monges invejosos envenenaram a taça de vinho que São Bento tomaria, mas como sempre abençoava os alimentos antes de ingerí-los, o santo fez o mesmo com aquele vinho, mas dessa vez o resultado foi diferente: a taça espatifou-se.
Depois do ocorrido, São Bento deixou o cargo de abade e voltou para Subíaco, retomando sua vida de eremita. Mas muitos discípulos queriam seguir os ensinamentos do santo, por isso Bento fundou 12 mosteiros, aos quais organizou a vida monástica comunitária e os fez crescer com a adoção das Regras do Mosteiro, conhecida até hoje como as Regras de São Bento.
Muito ainda tem-se para falar da vida tão espetacular desse homem santo, mas gostaria de deixar para vocês a oração da medalha de São Bento, tão famosa entre nós. Esta oração é a que esta gravada na medalha.
 A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs.
 É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!
Amanda Batista – Minions Católicos 1.0

Comentários