São Tomé



            Boa tarde irmão e irmãs, tudo bem com vocês? Hoje a Igreja celebra o dia de São Tomé, ele foi um dos 12 apóstolos de Jesus escolhido por Ele próprio no alto da montanha.
            Pouco se fala sobre Tomé nas escrituras, era judeu nascido na Galiléia, possivelmente tenha sido pescador. Ele aparece no Evangelho de João, quando vão dar a notícia da morte de Lázaro à Jesus; aparece também na passagem sobre a Última Ceia; e a mais conhecida, quando ele duvida da ressurreição de Jesus, dizendo que necessitava sentir as chagas do Cristo antes de acreditar, eu acho que foi daí que surgiu aquele ditado "só acredito, vendo", só quando Ele ver Jesus que expressa sua fé e passa de 'Tomé, o incrédulo' à 'Tomé, o crente'. Na dúvida de Tomé, entra as nossas dúvidas, se Jesus nos ouve, se Ele está olhando por nós, as dúvidas que o mundo nos lança, mas Jesus não nos condena por isso, não rejeita a nossa necessidade da certeza mas Ele louva por aqueles que "crêem sem terem visto" (Jo 20:29)
            O Papa São Gregório Magno analisando a realidade de São Tomé diz: A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.
            Tomé nunca teve medo de expor a sua realidade de fé e de razão, queria saber cada vez mais e melhor.
            Do mesmo modo em que se tem que Paulo e Pedro espalharam as sementes do Evangelho por Grécia e Roma, se tem que Tomé lançou essas mesmas sementes na Índia, aos primeiros católicos orientais, e isso se confirma devido o culto ao santo ter mais de dois mil anos na Índia.
            De acordo com um texto atribuído a José de Arimatéia, Tomé teria sido o único dos apóstolos a ser testemunha da Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
            São Tomé foi morto pelos hindus, que feriram-no fortemente com lanças devido suas fortes pregações, ou seja, Tomé foi martirizado por amor e pela fé.
            Relatos mostram que em dezembro de 2004 um tsunami devastou a cidade em que as relíquias de São Tomé supostamente estariam, porém, a Igreja de são Tomé ficou intacta.  Uma tradição local diz que São Tomé plantou um poste em frente ao local onde fica a igreja, afirmando que as águas do mar jamais ultrapassariam aquela marca. Até hoje o poste se conserva intacto no mesmo local.
Ó Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: "Meu Senhor e meu Deus!" O Espírito Santo, no dia de Pentecostes, transformou-te num corajoso missionário de Cristo, incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra. Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém.”

São Tomé, rogai por nós!
Salve Maria Imaculada!
Ágata Sobral – Minions Católicos 1.0

Comentários