Evangelho de Mateus 19,13-15


“Na pureza das crianças é que se faz refletir como é lindo e simples viver”.
(Daniel Bueno)
Neste Evangelho Jesus nos apresenta a importância das crianças:
Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mateus 19,14)
Jesus estava a caminho para realizar suas pregações, e, com certeza, tinha muitas para realizar. Seus discípulos sabiam disso, por isso queriam impedir que as crianças se aproximassem de Jesus para que Ele não se atrasasse.
Porém Jesus parou e lhes abençoou, dispôs de atenção e carinho com as crianças.
Jesus nos deixou esse ensinamento para que entendamos que sua Palavra precisa produzir frutos, que jamais devemos omitir a sua existência, o seu amor pelas crianças, pelo contrário, Ele deseja que aqueles que pretendem alcançar o Reino dos Céus, tenha a consciência de que precisamos ter o coração de uma criança.
Jesus deseja que possamos parar e olhar para nossas crianças, assim como Ele fez. Vamos desejar em nosso íntimo, que tenhamos um outro olhar para elas, que consigamos ter consideração por sua rica sabedoria, elas tem muito a nos ensinar.
As vezes pensamos que somente elas precisam aprender conosco, não nos damos conta de que não existe ensino sem o aprendizado, mas para isso devemos estar com o coração e ouvidos abertos, pois por diversas vezes a lição vem delas.
A pureza delas é um sábio ensinamento, pois qual criança seria capaz de desprezar alguém por causa de suas roupas? Ou qual criança fica guardando mágoas em seu coração? Qual teria a capacidade de negar um belo sorriso para alguém independente se essa pessoa é portadora de uma grande condição financeira ou é um morador de rua? E não podemos nos esquecer que todos nós fomos criança um dia, como essas que Jesus nos apresenta no Evangelho, o que acontece é que conforme vamos crescendo, vamos abandonando essa pureza e simplicidade que as crianças carregam.
Infelizmente o que ocorre é que muitos motivos nos levam ao afastamento desses lindos sentimentos de criança, o que nos deixa mais distante do Reino do Céu, e com isso vamos lutando contra toda essa situação que nos impede de aproximar do Pai.
Com certeza não é o que desejávamos, mas conforme vamos crescendo começamos a dar valor em coisas que na verdade não tem a menor importância, criamos um monte de coisas as quais associamos estarem ligadas a nossa felicidade. Deixamos nosso coração pesado, e muitas vezes isso nos afasta também de nossos irmãos, pois olhamos com superioridade para eles como se fossemos donos da verdade.
Esquecemos de viver o presente por estarmos cheios de mágoas e sentimentos desprezíveis ou até mesmo porque estamos tão preocupados com o futuro o qual está nas mãos do Senhor.
Peçamos a Deus para retornarmos pelo menos uma parte de nossa inocência e simplicidade que fomos deixando para trás ao longo dos anos.
Não foi por acaso que Jesus nos chamou a atenção através desse Evangelho, precisamos fazer uma limpeza interior para recuperar os sentimentos que ficaram pelo caminho, talvez se parássemos um pouco para olharmos para as crianças como fez Jesus, conseguiremos encontrar o verdadeiro acesso para chegarmos ao Reino do Céu.

Conheço um coração tão manso, humilde e sereno
Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos
Que tem o Dom de amar, que sabe perdoar
E deu a vida para nos salvar!
Jesus, manda Teu Espírito
Para transformar meu coração
Ás vezes no meu peito bate um coração de pedra
Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta
Não quer saber de amar, nem sabe perdoar
Quer tudo e não sabe partilhar
Lava, purifica e restaura-me de novo
Serás o nosso Deus e nós seremos o Seu povo
Derrama sobre nós, a água do amor
O Espírito de Deus nosso Senhor!
(Conheço Um Coração—Padre Zezinho)
Adriana Martins – Sentinelas do Humor

Comentários