Evangelho (Mt 15,21-28)


“O Senhor apareceu-me de longe: ‘Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher’” (Jr 31, 3-5).
Olá Sentinelas! A paz de Jesus e o amor de Maria estejam contigo! Tudo bem? Vamos a reflexão da liturgia de hoje? Na primeira leitura (Jr 31,1-7) e no salmo responsorial (Jr 31, 10-13) Jeremias nos traz uma mensagem de esperança, nos mostra que devemos confiar em Deus pois Ele sempre está conosco. Jeremias relembra a Aliança feita com Deus: “Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo” (Jr 31, 1).
A resposta do salmo responsorial diz: “O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho”, por isso devemos confiar Nele e nos seus planos para a nossa vida. Lembram que na quarta-feira passada falamos sobre desânimo... hoje a alegria, a confiança no Senhor é a mensagem da liturgia.
No Evangelho (Mt 15, 21-28), Jesus estava passando por um lugar, enquanto uma mulher cananéia começou a gritar pedindo a Ele que curasse sua filha, que estava atormentada por um demônio. Jesus não lhe respondeu, e por isso a mulher insistia. Pela insistência dela, Jesus lhe respondeu: “‘Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel’. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: ‘Senhor, socorre-me!’ Jesus lhe disse: ‘Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos’. A mulher insistiu: ‘É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!’” (Mt 15, 24-27). E assim, vendo a fé dessa mulher, Jesus curou a filha dela. Muitos judeus, que conheciam a promessa que Deus mandaria seu filho, não acreditaram em Jesus, mesmo vendo os sinais que Ele realizava. No entanto, essa mulher, que não era do povo judeu, reconhecia que Ele tinha poder para curar.
Não sei como está a sua vida hoje, mas o que a Liturgia nos diz hoje é que precisamos resgatar o compromisso que em algum momento de nossa vida assumimos de estar com Deus, que Ele está nos esperando para fazer o melhor na nossa vida. Não percamos a esperança em Deus, pois Ele quer realizar o melhor na nossa vida. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará” (Sl 37, 5).
Tenham uma excelente semana na paz do Senhor!
Caroline Azevedo – Sentinelas do Humor

Comentários