São João Maria Batista Vianney



“O sacerdote é o amor do coração de Cristo!” (São João Maria Batista Vianney)
Hoje comemoramos o dia desse santo, que é considerado o patrono dos sacerdotes, por isso hoje é comemorado o dia do sacerdote. São João Maria Vianney nasceu na cidade de Dardilly, no ano de 1789 e sempre teve o desejo de ser padre, porém desde criança teve que trabalhar na roça para ajudar no sustento de sua família. Ele tinha uma intimidade com Jesus e Maria muito grande, por isso que o desejo de ser padre nunca saiu do seu coração.  Ele é conhecido também como o Santo Cura d’Ars, ele chegou a Ars em uma sexta-feira, 13 de fevereiro de 1818. Veio em uma carroça trazendo alguns móveis e utensílios domésticos, alguns quadros piedosos e seu maior tesouro que é sua biblioteca com mais de cem livros.
Depois de padre, sofreu várias tentações, satanás usava as pessoas para lhe fazerem mal, tudo isso para impedir que o santo celebrasse a missa ou desse testemunho da palavra de Deus para as pessoas. São João Maria Vianney se dedicou em atender seus fiéis no Sacramento da Comunhão, passava o dia no confessionário, atendendo seus paroquianos, e os que pela cidade passavam, e desejavam se confessar, ele pregava a cura pela confissão, por isso ficou conhecido como o Santo Cura d´Ars.
            São João Maria Vianney ensinava os seus paroquianos, sobretudo, com o testemunho da vida. Pelo seu exemplo, os fiéis aprendiam a rezar, detendo-se de bom grado diante do sacrário para uma visita a Jesus-Eucaristia. “Para rezar bem explicava-lhes o Cura não há necessidade de falar muito. Sabe-se que Jesus está ali, no Tabernáculo sagrado: abramos-Lhe o nosso coração, alegremo-nos pela Sua presença sagrada. Esta é a melhor oração”. E exortava: “Vinde à Comunhão, meus irmãos, vinde a Jesus. Vinde viver dEle para poderdes viver com Ele”. “É verdade que não sois dignos, mas tendes necessidade!”. (Arautos do Evangelho)
Oração a São João Maria Vianney
“Ó São João Maria Vianney, que confiança tinham as multidões em vossas orações! Vós não podíeis sair de vossa casa paroquial ou de vossa pobre igreja sem estardes cercado de almas suplicantes que se dirigiam a vós, do mesmo modo como se dirigiriam ao próprio Jesus em Sua vida mortal. E vós, bom Santo, por vossas palavras cheias de eternidade, as excitáveis à esperança. Vós que sempre confiastes inteiramente no Coração de Deus, obtende-me uma confiança profunda e filial em Sua adorável Providência. Que a esperança nos bens celestes encha meu coração de coragem e me ajude a praticar sempre os divinos mandamentos.”
            Que São João Maria Vianney interceda por nossos Sacerdotes, e os conduza sempre pelo caminho da santificação.
            São João Maria Batista Vianney, rogai por nós! Amém!
Anny Caroline – Sentinelas do Humor

Comentários