São Tarcísio



"Enquanto um criminoso grupo de fanáticos se atirava sobre Tarcísio que levava a Eucaristia, o jovem preferiu perder a vida, antes que deixar aos raivosos o Corpo de Cristo". (Papa Damaso I)
Olá irmãos e irmãs! A paz de Cristo e o amor de Maria! Hoje vamos falar sobre um jovem, mas, com certeza, forte martir da nossa Igreja: São Tarcísio! Vamos lá?!
Lembram-se que na última sexta-feira nós comentamos (na história de São Lourenço), sobre a perseguição dos cristãos pelo imperador Valeriano? Então, São Tarcísio viveu nesse mesmo período. Os cristãos que tinham sido perseguidos e presos por ordem do imperador desejavam receber a Santa Eucaristia antes de serem martirizados, porém era uma missão muito difícil a de poder levar o Corpo de Cristo na prisão. A época, dois diáconos, Felicíssimo e Agapito, tentaram entrar na prisão com a eucaristia para aquelas pessoas, porém, ao serem identificados como cristãos, foram brutalmente sacrificados.
Naquela época o Papa era Xisto II e este estava sem saber o que fazer para poder levar a eucaristia aos cristãos que aguardavam a execução, foi quando um pequeno acólito de doze anos, com imensa coragem, pediu ao Papa que ele o fizesse. Inicialmente o Papa Xisto II negou o pedido, dizendo que o menino ainda era muito jovem e não estava preparado para a missão, mas Tarcísio disse que exatamente por esse motivo, ele não levantaria suspeitas e protegeria o Corpo de Cristo para que não caísse nas mãos dos pagãos. Sendo assim, o Papa permitiu a missão, entregando ao jovem uma caixa de prata, que continha as Hóstias.
No caminho, um grupo de meninos estava brincando e convidaram Tarcísio para juntar-se a eles, o acólito porém negou a participação, explicando-lhes que estava com pressa. Ao verem a caixa de prata em suas mãos, os meninos começaram a questioná-lo sobre o que estava carregando, ele negou contar-lhes. Foi então que o identificaram como cristão, começaram a espancar e apedrejar o pobre Tarcísio. O jovem não soltou a caixa de prata. Depois de morto, seu corpo foi revistado, mas nenhum fragmento do Corpo de Cristo fora encontrado. Um soldado romano, simpatizante dos cristãos, recolheu o corpo de São Tarcísio e o levou às catacumbas, onde foi sepultado.
O dia da morte de São Tarcísio foi 15 de agosto de 257. Hoje seu corpo está sepultado embaixo do altar da basílica de São Silvestre, no Vaticano. Por ter sido acólito, ele é o padroeiro dos Coroinhas e/ou Acólitos.

Oração
Senhor Deus de bondade, olhai pelos nossos jovens e abençoai-os com a luz do seu amor. Que pela intercessão de São Tarcísio sejam os jovens conduzidos pelos caminhos da bondade e da justiça e se esforcem em realizar a vontade de Deus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

São Tarcísio, rogai por nós!
Amanda Batista – Sentinelas do Humor

Comentários