Evangelho (Lc 4, 38-44)


Olá! Que a paz de Cristo e o amor de Maria estejam sempre contigo! Tudo bem? Vamos a reflexão da liturgia de hoje?
Na primeira leitura (1Cor 3, 1-9) Paulo nos leva a uma reflexão: Apesar de termos Cristo em nossa vida, ainda nos deixamos levar muito pelos instintos carnais. Ou seja: mesmo dentro da comunidade cristã criamos rixas entre pastorais e movimentos dentro da própria Igreja. Julgamos que o movimento “A” é melhor que o movimento “B”, ou que o padre “X” é melhor que o padre “Y”. Sobre isso, ele diz na leitura de hoje: “Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? Pois, que é Apolo? que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus.” (1Cor 3, 4-5).
Pouco importa quem te levou à Igreja, se foi o padre “X”, um catequista, um grupo de oração, uma pastoral, (...). Todos são importantes, e cada um ao seu modo deve conduzir-nos a Cristo. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (1Cor 12, 4). Cada um vai ser usado por Deus para levar o Evangelho ao mundo do seu jeito, utilizando suas características, sua vivência de mundo. Uns tem o dom de falar bem, outros de escrever, outros de cantar... nem todo mundo vai ser padre, nem todo mundo vai ser catequista. Mas é preciso entender que todos são importantes, e todos nos conduzem a Deus, cada um a seu modo.
No Evangelho de hoje vemos Jesus realizando milagres, expulsando demônios, e o povo quer que ele fique para sempre ali. No entanto, a palavra de Jesus deve ser levada a todo o mundo, não deve ficar restrita a um lugar. Eu costumo dizer aos meus catequizandos que não adianta ouvir os ensinamentos de Jesus (na catequese, na Missa...) e não colocar em prática.
Como diz no salmo: Feliz o povo que o Senhor resolveu por sua herança. Nós somos o povo escolhido. Que procuremos viver como o povo escolhido, utilizando os dons dados por Deus a nós para evangelizar com a nossa vida e as nossas obras.
Tenham uma abençoada semana!
Caroline Azevedo – Sentinelas do Humor

Comentários